SLAMS: PERCURSOS POÉTICOS EM COMUNIDADES DE PERIFERIA EM SALVADOR - BA
Este artigo tem por tema competições de poesia que levam, mundialmente, o nome de slams. Criado nos EUA em 1986 e trazido para o Brasil em 2008, o slam é uma batalha de poesias que busca promover espaços de expressão e, no Brasil, como em outros locais, tem se popularizado em locais periféricos de c...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-275322023-12-27T17:45:22Z SLAMS: PERCURSOS POÉTICOS EM COMUNIDADES DE PERIFERIA EM SALVADOR - BA Gama, Danielle Marcia Hachmann de Lacerda da Este artigo tem por tema competições de poesia que levam, mundialmente, o nome de slams. Criado nos EUA em 1986 e trazido para o Brasil em 2008, o slam é uma batalha de poesias que busca promover espaços de expressão e, no Brasil, como em outros locais, tem se popularizado em locais periféricos de centros urbanos. Ao longo da investigação de mestrado, acompanhamos por dois anos o cenário dos slams na cidade de Salvador, Bahia, pela perspectiva teórica dos Estudos de Performance. A pesquisa, de cunho etnográfico, se deu através das técnicas da observação participante e entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de compreender de que modo a performance do slam age na criação de novos locais de expressão e sociabilidade para moradores das periferias e como ele atua e ganha sentido, contribuindo com formas de pensar o político e o poético nos espaços da cidade de Salvador. Foi possível observar que, nesta capital, o slam é um fenômeno engajado politicamente a questões de afirmação da identidade étnico-racial negra, em especial de moradores de regiões periféricas, e integrado a outras manifestações artísticas e culturais de mesmo foco, nas quais seus atores transitam, inclusive entre diferentes pontos da cidade. Uma centralidade da periferia, nesse contexto, abre espaço para o re-conhecimento de lugares e afirmação de discursos marginalizados. Palavras-chave: Slam; Batalhas de Poesia; Performance; Periferias; Salvador. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/27532 Vivência: Revista de Antropologia; v. 1 n. 62 (2023) 2238-6009 10.21680/2238-6009.2023v1n62 Copyright (c) 2023 Danielle Marcia Hachmann de Lacerda da Gama https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
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Este artigo tem por tema competições de poesia que levam, mundialmente, o nome de slams. Criado nos EUA em 1986 e trazido para o Brasil em 2008, o slam é uma batalha de poesias que busca promover espaços de expressão e, no Brasil, como em outros locais, tem se popularizado em locais periféricos de centros urbanos. Ao longo da investigação de mestrado, acompanhamos por dois anos o cenário dos slams na cidade de Salvador, Bahia, pela perspectiva teórica dos Estudos de Performance. A pesquisa, de cunho etnográfico, se deu através das técnicas da observação participante e entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de compreender de que modo a performance do slam age na criação de novos locais de expressão e sociabilidade para moradores das periferias e como ele atua e ganha sentido, contribuindo com formas de pensar o político e o poético nos espaços da cidade de Salvador. Foi possível observar que, nesta capital, o slam é um fenômeno engajado politicamente a questões de afirmação da identidade étnico-racial negra, em especial de moradores de regiões periféricas, e integrado a outras manifestações artísticas e culturais de mesmo foco, nas quais seus atores transitam, inclusive entre diferentes pontos da cidade. Uma centralidade da periferia, nesse contexto, abre espaço para o re-conhecimento de lugares e afirmação de discursos marginalizados.
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