Scary, attractive and fascinating monsters: a map of queer children’s constitution lines
Como vivem as crianças queer? Que infâncias são essas que, habitando o “entre”, buscam escapar de toda e qualquer definição? O que marca essas infâncias? Que modos de vida estão produzindo? Este artigo faz um mapa dos rastros de infâncias que chamamos aqui de monstruosas e desenvolve o argumento de...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-268822021-12-27T23:48:15Z Scary, attractive and fascinating monsters: a map of queer children’s constitution lines Monstros que assustam, atraem e fascinam: um mapa das linhas de constituição das infâncias queer Silva, João Paulo de Lorena Alves Paraíso , Marlucy Infâncias queer Gênero Sexualidade Educação. Queer childhoods Gender Sexuality Education. Infancia queer Género Sexualidad Educación. Como vivem as crianças queer? Que infâncias são essas que, habitando o “entre”, buscam escapar de toda e qualquer definição? O que marca essas infâncias? Que modos de vida estão produzindo? Este artigo faz um mapa dos rastros de infâncias que chamamos aqui de monstruosas e desenvolve o argumento de que há, na contemporaneidade, a insurgência de infâncias queer, desidentificadas dos atributos universais de gênero instituídos historicamente sobre os infantis. Mostramos neste artigo que essas infâncias são atravessadas e constituídas pelas linhas da precariedade, da estética e da política, que se movimentam para produzir, por um lado, a normalização, o controle, a disciplina, a diferenciação e, por outro lado, o escape, as resistências e a produção de modos de vida outros. Mostramos, por fim, que essas infâncias, investigadas na pesquisa que subsidia este artigo, são obrigadas a conviver com a dor, a tristeza e a exclusão desde muito cedo, mas também povoam a vida de possibilidades múltiplas, cambiantes e alegres. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-12-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/26882 Revista Educação em Questão; v. 59 n. 62 (2021): out./dez. 2021 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2021v59n62 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/26882/15200 Copyright (c) 2021 Revista Educação em Questão |
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