Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia
Este artigo discute aspectos da vivência no tema Estágio de Docência II, ocorrido de forma online devido à pandemia da Covid-19. Sabe-se que a realização do estágio é um momento que possibilita a reflexão das práticas docentes e a constituição de novas ações pedagógicas. Enfatizamos neste texto, os...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/26830 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-26830 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-268302022-06-30T11:00:30Z Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia dos Santos da Silva, Edna Maria da Silva Dória, Nádia Risuenho Marques, Valéria Este artigo discute aspectos da vivência no tema Estágio de Docência II, ocorrido de forma online devido à pandemia da Covid-19. Sabe-se que a realização do estágio é um momento que possibilita a reflexão das práticas docentes e a constituição de novas ações pedagógicas. Enfatizamos neste texto, os desafios encontrados e o modo de superação desses desafios. O desafio faz referência a não possibilidade de interação com o professor regente da Educação Básica. A superação concretizou-se na elaboração de materiais didáticos, organizados em sequência de atividades para turmas de 5? ano do Ensino Fundamental. Concluímos nesse processo que alguns professores da Educação Básica, seja no ensino presencial, seja no ensino remoto, ainda têm resistência em abrir as portas de suas salas de aula para o aprendizado de professores em formação inicial. Ademais, notamos que as ferramentas digitais potencializam a elaboração de materiais didáticos dinâmicos para o processo de ensino-aprendizagem. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-06-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/26830 Cadernos de Estágio; v. 4 n. 1 (2022): Transições: tempos e saberes 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/26830/15793 Copyright (c) 2022 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
dos Santos da Silva, Edna Maria da Silva Dória, Nádia Risuenho Marques, Valéria |
spellingShingle |
dos Santos da Silva, Edna Maria da Silva Dória, Nádia Risuenho Marques, Valéria Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia |
author_facet |
dos Santos da Silva, Edna Maria da Silva Dória, Nádia Risuenho Marques, Valéria |
author_sort |
dos Santos da Silva, Edna Maria |
title |
Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia |
title_short |
Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia |
title_full |
Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia |
title_sort |
estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia |
description |
Este artigo discute aspectos da vivência no tema Estágio de Docência II, ocorrido de forma online devido à pandemia da Covid-19. Sabe-se que a realização do estágio é um momento que possibilita a reflexão das práticas docentes e a constituição de novas ações pedagógicas. Enfatizamos neste texto, os desafios encontrados e o modo de superação desses desafios. O desafio faz referência a não possibilidade de interação com o professor regente da Educação Básica. A superação concretizou-se na elaboração de materiais didáticos, organizados em sequência de atividades para turmas de 5? ano do Ensino Fundamental. Concluímos nesse processo que alguns professores da Educação Básica, seja no ensino presencial, seja no ensino remoto, ainda têm resistência em abrir as portas de suas salas de aula para o aprendizado de professores em formação inicial. Ademais, notamos que as ferramentas digitais potencializam a elaboração de materiais didáticos dinâmicos para o processo de ensino-aprendizagem. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2022 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/26830 |
work_keys_str_mv |
AT dossantosdasilvaednamaria estagiodocentenoensinoremotodesafiosesuperacaoemtemposdepandemia AT dasilvadorianadia estagiodocentenoensinoremotodesafiosesuperacaoemtemposdepandemia AT risuenhomarquesvaleria estagiodocentenoensinoremotodesafiosesuperacaoemtemposdepandemia |
_version_ |
1766683786505879552 |