Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia

Este artigo discute aspectos da vivência no tema Estágio de Docência II, ocorrido de forma online devido à pandemia da Covid-19. Sabe-se que a realização do estágio é um momento que possibilita a reflexão das práticas docentes e a constituição de novas ações pedagógicas. Enfatizamos neste texto, os...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: dos Santos da Silva, Edna Maria, da Silva Dória, Nádia, Risuenho Marques, Valéria
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/26830
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-26830
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-268302022-06-30T11:00:30Z Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia dos Santos da Silva, Edna Maria da Silva Dória, Nádia Risuenho Marques, Valéria Este artigo discute aspectos da vivência no tema Estágio de Docência II, ocorrido de forma online devido à pandemia da Covid-19. Sabe-se que a realização do estágio é um momento que possibilita a reflexão das práticas docentes e a constituição de novas ações pedagógicas. Enfatizamos neste texto, os desafios encontrados e o modo de superação desses desafios. O desafio faz referência a não possibilidade de interação com o professor regente da Educação Básica. A superação concretizou-se na elaboração de materiais didáticos, organizados em sequência de atividades para turmas de 5? ano do Ensino Fundamental. Concluímos nesse processo que alguns professores da Educação Básica, seja no ensino presencial, seja no ensino remoto, ainda têm resistência em abrir as portas de suas salas de aula para o aprendizado de professores em formação inicial. Ademais, notamos que as ferramentas digitais potencializam a elaboração de materiais didáticos dinâmicos para o processo de ensino-aprendizagem. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-06-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/26830 Cadernos de Estágio; v. 4 n. 1 (2022): Transições: tempos e saberes 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/26830/15793 Copyright (c) 2022 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author dos Santos da Silva, Edna Maria
da Silva Dória, Nádia
Risuenho Marques, Valéria
spellingShingle dos Santos da Silva, Edna Maria
da Silva Dória, Nádia
Risuenho Marques, Valéria
Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia
author_facet dos Santos da Silva, Edna Maria
da Silva Dória, Nádia
Risuenho Marques, Valéria
author_sort dos Santos da Silva, Edna Maria
title Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia
title_short Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia
title_full Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia
title_fullStr Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia
title_sort estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia
description Este artigo discute aspectos da vivência no tema Estágio de Docência II, ocorrido de forma online devido à pandemia da Covid-19. Sabe-se que a realização do estágio é um momento que possibilita a reflexão das práticas docentes e a constituição de novas ações pedagógicas. Enfatizamos neste texto, os desafios encontrados e o modo de superação desses desafios. O desafio faz referência a não possibilidade de interação com o professor regente da Educação Básica. A superação concretizou-se na elaboração de materiais didáticos, organizados em sequência de atividades para turmas de 5? ano do Ensino Fundamental. Concluímos nesse processo que alguns professores da Educação Básica, seja no ensino presencial, seja no ensino remoto, ainda têm resistência em abrir as portas de suas salas de aula para o aprendizado de professores em formação inicial. Ademais, notamos que as ferramentas digitais potencializam a elaboração de materiais didáticos dinâmicos para o processo de ensino-aprendizagem.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/26830
work_keys_str_mv AT dossantosdasilvaednamaria estagiodocentenoensinoremotodesafiosesuperacaoemtemposdepandemia
AT dasilvadorianadia estagiodocentenoensinoremotodesafiosesuperacaoemtemposdepandemia
AT risuenhomarquesvaleria estagiodocentenoensinoremotodesafiosesuperacaoemtemposdepandemia
_version_ 1766683786505879552