Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia

Este artigo discute aspectos da vivência no tema Estágio de Docência II, ocorrido de forma online devido à pandemia da Covid-19. Sabe-se que a realização do estágio é um momento que possibilita a reflexão das práticas docentes e a constituição de novas ações pedagógicas. Enfatizamos neste texto, os...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: dos Santos da Silva, Edna Maria, da Silva Dória, Nádia, Risuenho Marques, Valéria
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/26830
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este artigo discute aspectos da vivência no tema Estágio de Docência II, ocorrido de forma online devido à pandemia da Covid-19. Sabe-se que a realização do estágio é um momento que possibilita a reflexão das práticas docentes e a constituição de novas ações pedagógicas. Enfatizamos neste texto, os desafios encontrados e o modo de superação desses desafios. O desafio faz referência a não possibilidade de interação com o professor regente da Educação Básica. A superação concretizou-se na elaboração de materiais didáticos, organizados em sequência de atividades para turmas de 5? ano do Ensino Fundamental. Concluímos nesse processo que alguns professores da Educação Básica, seja no ensino presencial, seja no ensino remoto, ainda têm resistência em abrir as portas de suas salas de aula para o aprendizado de professores em formação inicial. Ademais, notamos que as ferramentas digitais potencializam a elaboração de materiais didáticos dinâmicos para o processo de ensino-aprendizagem.