Entre um “currículo-obsceno” e um “currículo-louco”: composições de um “currículo-menor”

The article focuses on the curriculum of serial narratives in their two expressions: a "major curriculum", constituted by molar lines which presents a system of reference by which binary forms organize and produce us as serialized subjects; and a "minor curriculum", which trigger...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Gurgel, Evanilson, Maknamara, Marlécio, Chaves, Silvia
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/26701
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-26701
record_format ojs
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Gurgel, Evanilson
Maknamara, Marlécio
Chaves, Silvia
spellingShingle Gurgel, Evanilson
Maknamara, Marlécio
Chaves, Silvia
Entre um “currículo-obsceno” e um “currículo-louco”: composições de um “currículo-menor”
author_facet Gurgel, Evanilson
Maknamara, Marlécio
Chaves, Silvia
author_sort Gurgel, Evanilson
title Entre um “currículo-obsceno” e um “currículo-louco”: composições de um “currículo-menor”
title_short Entre um “currículo-obsceno” e um “currículo-louco”: composições de um “currículo-menor”
title_full Entre um “currículo-obsceno” e um “currículo-louco”: composições de um “currículo-menor”
title_fullStr Entre um “currículo-obsceno” e um “currículo-louco”: composições de um “currículo-menor”
title_full_unstemmed Entre um “currículo-obsceno” e um “currículo-louco”: composições de um “currículo-menor”
title_sort entre um “currículo-obsceno” e um “currículo-louco”: composições de um “currículo-menor”
description The article focuses on the curriculum of serial narratives in their two expressions: a "major curriculum", constituted by molar lines which presents a system of reference by which binary forms organize and produce us as serialized subjects; and a "minor curriculum", which triggering laughter and happy passions, composes a trace of lines of flight capable of deterritorializing the "major curriculum" and the modeling of subjectivity. The argument is that in the curriculum of serial narratives it is possible to go beyond normative conventions and to establish an opening for the constitution of other ways of life, despite the lines of force of conformity in certain strata. When mapping two serial narratives, we evidenced the composition of an “obscene-curriculum”, referring to “Fleabag” TV show, and a “crazy-curriculum”, regarding “Crazy Ex-Girlfriend” TV show. We concluded that in the “minor curriculum”, the love and the laughter are vectors for the disaggregation of the “major curriculum” of serial narratives and are capable of splitting the strata and inaugurating minors and creative existences.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/26701
work_keys_str_mv AT gurgelevanilson entreumcurriculoobscenoeumcurriculoloucocomposicoesdeumcurriculomenor
AT maknamaramarlecio entreumcurriculoobscenoeumcurriculoloucocomposicoesdeumcurriculomenor
AT chavessilvia entreumcurriculoobscenoeumcurriculoloucocomposicoesdeumcurriculomenor
_version_ 1766682796524306432
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-267012021-12-27T23:48:23Z Entre um “currículo-obsceno” e um “currículo-louco”: composições de um “currículo-menor” Gurgel, Evanilson Maknamara, Marlécio Chaves, Silvia Currículo Narrativas seriadas Gênero Sexualidade Curriculum Serial Narratives Gender Sexuality Currículo Narrativas Seriales Género Sexualidad The article focuses on the curriculum of serial narratives in their two expressions: a "major curriculum", constituted by molar lines which presents a system of reference by which binary forms organize and produce us as serialized subjects; and a "minor curriculum", which triggering laughter and happy passions, composes a trace of lines of flight capable of deterritorializing the "major curriculum" and the modeling of subjectivity. The argument is that in the curriculum of serial narratives it is possible to go beyond normative conventions and to establish an opening for the constitution of other ways of life, despite the lines of force of conformity in certain strata. When mapping two serial narratives, we evidenced the composition of an “obscene-curriculum”, referring to “Fleabag” TV show, and a “crazy-curriculum”, regarding “Crazy Ex-Girlfriend” TV show. We concluded that in the “minor curriculum”, the love and the laughter are vectors for the disaggregation of the “major curriculum” of serial narratives and are capable of splitting the strata and inaugurating minors and creative existences. El artículo se centra en el currículo de las narrativas seriales en sus dos expresiones: la de un “currículo mayor”, que consiste en líneas molares y que presenta un sistema de referencia mediante el cual las formas binarias nos organizan y producen como sujetos serializados; y el de un “currículo menor”, ??que, al provocar risas y pasiones alegres, compone una trazado de líneas de fuga capaces de desterritorializar el “currículo mayor” y el modelado de la subjetividad. El argumento es que en el currículo de las narrativas seriales es posible superar las convenciones normativas y establecer una apertura a la constitución de otras formas de vida, a pesar de las líneas de fuerza de conformidad con ciertos estratos. Al mapear dos narrativas seriales, evidenciamos la composición de un “currículo obsceno”, refiriéndose a la serie “Fleabag” y un “currículo loco”, em relación con a la serie “Crazy Ex-Girlfriend”. Concluimos que en el “currículo menor”, ??el amor y la risa son vectores de desagregación del “currículo mayor” de las narrativas seriales y son capaces de escindir los estratos e inaugurar existencias menores y creativas. O artigo focaliza o currículo das narrativas seriadas em suas duas expressões: a de um “currículo-maior”, constituído por linhas molares e que apresenta um sistema de referência pelo qual as formas binárias nos organizam e nos produzem enquanto sujeitos serializados; e a de um “currículo-menor”, que, ao acionar o riso e as paixões alegres, compõe um traçado de linhas de fuga capazes de desterritorializar o “currículo-maior” e a modelização da subjetividade. O argumento é o de que no currículo das narrativas seriadas pode-se ultrapassar convenções normativas e estabelecer a abertura para a constituição de outros modos de vida, apesar das linhas de força de conformidade a certos estratos. Ao cartografar duas narrativas seriadas, evidenciamos a composição de um “currículo-obsceno”, referente a série “Fleabag” e um “currículo-louco”, relativamente a série “Crazy Ex-Girlfriend”. Concluímos que no “currículo-menor”, o amor e o riso são vetores para a desagregação do “currículo-maior” das narrativas seriadas, capazes de rachar os estratos e inaugurar existências menores e criativas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-12-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/26701 Revista Educação em Questão; v. 59 n. 62 (2021): out./dez. 2021 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2021v59n62 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/26701/15198 Copyright (c) 2021 Revista Educação em Questão