UMA ANÁLISE DAS COSMOVISÕES AFRICANAS DE KIRIKU E A FEITICEIRA:: o espaço fílmico, representações não-eurocêntricas e suas discussões

The article in question aims to analyse the French-Belgian short film Kiriku and the sorceress, having in mind the african cosmovisions presented in it. That's because it has its origins in the experiences of the director Michel Ocelot, who lived his childhood in West Africa and had contact wit...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva Rodrigues, Mariana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26384
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-26384
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-263842022-04-18T21:32:00Z UMA ANÁLISE DAS COSMOVISÕES AFRICANAS DE KIRIKU E A FEITICEIRA:: o espaço fílmico, representações não-eurocêntricas e suas discussões Silva Rodrigues, Mariana Cosmogonia; Espaço; Eurocêntricas; Colonialismo; Representações. The article in question aims to analyse the French-Belgian short film Kiriku and the sorceress, having in mind the african cosmovisions presented in it. That's because it has its origins in the experiences of the director Michel Ocelot, who lived his childhood in West Africa and had contact with the oral tradition. By thinking on the media space in general, its relation with eurocentrical and, consequently, its links with colonialism, the article highlights how the portrayed representations diverge from the majorly watched productions, in a way that it does an analysis on the work's aesthetical aspects, pointing the presence of African cosmogonies in order to highlight its singularities and, at the same time, the multitude of West African traditions. O artigo em questão analisa o curta metragem franco-belga Kiriku e a feiticeira tendo em vista as cosmovisões africanas que estão presentes nele. Isso porque, tem origem em experiências do diretor Michel Ocelot que viveu na África Ocidental na infância e teve contato com a tradição oral. Ao pensar sobre o espaço midiático em geral, sua relação com concepções eurocêntricas e, consequentemente suas ligações com o colonialismo, o artigo destaca como as representações divergem de produções majoritariamente assistidas, de modo que faz uma análise sobre os aspectos estéticos da obra evidenciando a presença de cosmogonias africanas para destacar a singularidade, e ao mesmo tempo a pluralidade de tradições da África Ocidental.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-04-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26384 Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 423-445 Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 423-445 Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 423-445 Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 423-445 1984-817X 10.21680/1984-817X.2022v18n1 por https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26384/15598 Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Silva Rodrigues, Mariana
spellingShingle Silva Rodrigues, Mariana
UMA ANÁLISE DAS COSMOVISÕES AFRICANAS DE KIRIKU E A FEITICEIRA:: o espaço fílmico, representações não-eurocêntricas e suas discussões
author_facet Silva Rodrigues, Mariana
author_sort Silva Rodrigues, Mariana
title UMA ANÁLISE DAS COSMOVISÕES AFRICANAS DE KIRIKU E A FEITICEIRA:: o espaço fílmico, representações não-eurocêntricas e suas discussões
title_short UMA ANÁLISE DAS COSMOVISÕES AFRICANAS DE KIRIKU E A FEITICEIRA:: o espaço fílmico, representações não-eurocêntricas e suas discussões
title_full UMA ANÁLISE DAS COSMOVISÕES AFRICANAS DE KIRIKU E A FEITICEIRA:: o espaço fílmico, representações não-eurocêntricas e suas discussões
title_fullStr UMA ANÁLISE DAS COSMOVISÕES AFRICANAS DE KIRIKU E A FEITICEIRA:: o espaço fílmico, representações não-eurocêntricas e suas discussões
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE DAS COSMOVISÕES AFRICANAS DE KIRIKU E A FEITICEIRA:: o espaço fílmico, representações não-eurocêntricas e suas discussões
title_sort uma análise das cosmovisões africanas de kiriku e a feiticeira:: o espaço fílmico, representações não-eurocêntricas e suas discussões
description The article in question aims to analyse the French-Belgian short film Kiriku and the sorceress, having in mind the african cosmovisions presented in it. That's because it has its origins in the experiences of the director Michel Ocelot, who lived his childhood in West Africa and had contact with the oral tradition. By thinking on the media space in general, its relation with eurocentrical and, consequently, its links with colonialism, the article highlights how the portrayed representations diverge from the majorly watched productions, in a way that it does an analysis on the work's aesthetical aspects, pointing the presence of African cosmogonies in order to highlight its singularities and, at the same time, the multitude of West African traditions.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26384
work_keys_str_mv AT silvarodriguesmariana umaanalisedascosmovisoesafricanasdekirikueafeiticeiraoespacofilmicorepresentacoesnaoeurocentricasesuasdiscussoes
_version_ 1766683527108100096