DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade
This study aims to problematize about the teaching of history in contemporary times, the challenges that this teaching faces in a society where denialism and the advent of the "school without party" movement have been criticizing, especially teachers and their practice in the classroom. We...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26377 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-26377 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-263772022-04-18T21:32:00Z DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade Pereira e Silva, Iraildes This study aims to problematize about the teaching of history in contemporary times, the challenges that this teaching faces in a society where denialism and the advent of the "school without party" movement have been criticizing, especially teachers and their practice in the classroom. We start from some questions to reflect on the role of history teaching in the contemporary era, such as: what is the importance of studying history today and what is the role of the history teacher in this moment of questioning the discipline. Este estudo tem por objetivo problematizar acerca do ensino de história na contemporaneidade, os desafios que esse ensino enfrenta em meio a uma sociedade onde o negacionismo e o advento do movimento “escola sem partido” vêm criticando, especialmente os professores e sua prática em sala de aula. Partimos de alguns questionamentos para refletir sobre o papel do ensino de história na era contemporânea, tais como: qual é a importância de se estudar história na atualidade e qual o papel do professor de história nesse momento de questionamento da disciplina. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-04-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26377 Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 279-294 Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 279-294 Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 279-294 Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 279-294 1984-817X 10.21680/1984-817X.2022v18n1 por https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26377/15591 Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Pereira e Silva, Iraildes |
spellingShingle |
Pereira e Silva, Iraildes DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade |
author_facet |
Pereira e Silva, Iraildes |
author_sort |
Pereira e Silva, Iraildes |
title |
DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade |
title_short |
DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade |
title_full |
DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade |
title_fullStr |
DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade |
title_sort |
dilemas de clio: : o ensino de história na contemporaneidade |
description |
This study aims to problematize about the teaching of history in contemporary times, the challenges that this teaching faces in a society where denialism and the advent of the "school without party" movement have been criticizing, especially teachers and their practice in the classroom. We start from some questions to reflect on the role of history teaching in the contemporary era, such as: what is the importance of studying history today and what is the role of the history teacher in this moment of questioning the discipline. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2022 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26377 |
work_keys_str_mv |
AT pereiraesilvairaildes dilemasdecliooensinodehistorianacontemporaneidade |
_version_ |
1766683526748438528 |