DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade

This study aims to problematize about the teaching of history in contemporary times, the challenges that this teaching faces in a society where denialism and the advent of the "school without party" movement have been criticizing, especially teachers and their practice in the classroom. We...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pereira e Silva, Iraildes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26377
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-26377
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-263772022-04-18T21:32:00Z DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade Pereira e Silva, Iraildes This study aims to problematize about the teaching of history in contemporary times, the challenges that this teaching faces in a society where denialism and the advent of the "school without party" movement have been criticizing, especially teachers and their practice in the classroom. We start from some questions to reflect on the role of history teaching in the contemporary era, such as: what is the importance of studying history today and what is the role of the history teacher in this moment of questioning the discipline. Este estudo tem por objetivo problematizar acerca do ensino de história na contemporaneidade, os desafios que esse ensino enfrenta em meio a uma sociedade onde o negacionismo e o advento do movimento “escola sem partido” vêm criticando, especialmente os professores e sua prática em sala de aula. Partimos de alguns questionamentos para refletir sobre o papel do ensino de história na era contemporânea, tais como: qual é a importância de se estudar história na atualidade e qual o papel do professor de história nesse momento de questionamento da disciplina. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-04-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26377 Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 279-294 Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 279-294 Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 279-294 Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 279-294 1984-817X 10.21680/1984-817X.2022v18n1 por https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26377/15591 Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Pereira e Silva, Iraildes
spellingShingle Pereira e Silva, Iraildes
DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade
author_facet Pereira e Silva, Iraildes
author_sort Pereira e Silva, Iraildes
title DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade
title_short DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade
title_full DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade
title_fullStr DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade
title_full_unstemmed DILEMAS DE CLIO: : o ensino de História na contemporaneidade
title_sort dilemas de clio: : o ensino de história na contemporaneidade
description This study aims to problematize about the teaching of history in contemporary times, the challenges that this teaching faces in a society where denialism and the advent of the "school without party" movement have been criticizing, especially teachers and their practice in the classroom. We start from some questions to reflect on the role of history teaching in the contemporary era, such as: what is the importance of studying history today and what is the role of the history teacher in this moment of questioning the discipline.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26377
work_keys_str_mv AT pereiraesilvairaildes dilemasdecliooensinodehistorianacontemporaneidade
_version_ 1766683526748438528