A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN

This article arose from an intervention carried out in the 1st year of high school classes at the José Augusto Educational Center (CEJA), located in Caicó-RN, by the PIBID - History program, addressing the issue of the emergence of the aforementioned country town. The intention was to enable student...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: de Brito, Allyson Iquesac, Leite, Eduardo Permínio
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26334
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-26334
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-263342022-04-18T21:32:00Z A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN de Brito, Allyson Iquesac Leite, Eduardo Permínio Caicó-RN; Cultura Material; História; Educação; PIBID. This article arose from an intervention carried out in the 1st year of high school classes at the José Augusto Educational Center (CEJA), located in Caicó-RN, by the PIBID - History program, addressing the issue of the emergence of the aforementioned country town. The intention was to enable students to reflect on the importance of historical points in the city, such as: O Poço de Sant'Ana;  the Stone House;  the Church of Rosário;  and the Itans Dam. Through the field class, as a methodology, students had the opportunity to work on the concept of memory as a mythical, architectural narrative space; with the syncretism of Catholic and Afro-Brazilian religious practices and, finally, a landscape memory.  Through theoretical foundation, Heritage Education reveals its importance for the intellectual development of students. O presente artigo surgiu a partir de uma intervenção realizada nas turmas do 1º ano do Ensino Médio do Centro Educacional José Augusto (CEJA), localizado em Caicó-RN, pelo programa PIBID - História, abordando o tema do surgimento da supracitada cidade sertaneja. A pretensão foi possibilitar aos alunos uma reflexão sobre a importância de pontos históricos da cidade, tais como: O Poço de Sant´Ana; a Casa de pedra; a Igreja do Rosário; e o Açude Itans. Através da aula de campo, como metodologia, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar o conceito de memória como um espaço de narrativa mítica, arquitetural; com o sincretismo de práticas religiosas católicas e afro-brasileiras e, por fim, uma memória paisagística. Por meio do embasamento teórico, a Educação Patrimonial revela a sua importância para o desenvolvimento intelectual dos discentes. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-04-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26334 Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233 Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233 Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233 Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 224-233 1984-817X 10.21680/1984-817X.2022v18n1 por https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26334/15586 Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author de Brito, Allyson Iquesac
Leite, Eduardo Permínio
spellingShingle de Brito, Allyson Iquesac
Leite, Eduardo Permínio
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
author_facet de Brito, Allyson Iquesac
Leite, Eduardo Permínio
author_sort de Brito, Allyson Iquesac
title A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
title_short A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
title_full A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
title_sort importância da cultura material e histórica como método de ensino-aprendizagem em caicó-rn
description This article arose from an intervention carried out in the 1st year of high school classes at the José Augusto Educational Center (CEJA), located in Caicó-RN, by the PIBID - History program, addressing the issue of the emergence of the aforementioned country town. The intention was to enable students to reflect on the importance of historical points in the city, such as: O Poço de Sant'Ana;  the Stone House;  the Church of Rosário;  and the Itans Dam. Through the field class, as a methodology, students had the opportunity to work on the concept of memory as a mythical, architectural narrative space; with the syncretism of Catholic and Afro-Brazilian religious practices and, finally, a landscape memory.  Through theoretical foundation, Heritage Education reveals its importance for the intellectual development of students.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26334
work_keys_str_mv AT debritoallysoniquesac aimportanciadaculturamaterialehistoricacomometododeensinoaprendizagememcaicorn
AT leiteeduardoperminio aimportanciadaculturamaterialehistoricacomometododeensinoaprendizagememcaicorn
AT debritoallysoniquesac importanciadaculturamaterialehistoricacomometododeensinoaprendizagememcaicorn
AT leiteeduardoperminio importanciadaculturamaterialehistoricacomometododeensinoaprendizagememcaicorn
_version_ 1766683525811011584