DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL

This paper approaches the teaching of History in rural schools of Ituiutaba-MG, Brazil. It aims to analyze teaching History in the final years of elementary school. A qualitative research was chosen because it favors a broad view of the studied object and the researcher's involvement with the s...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fernandes da Silva Júnior, Astrogildo, Marcos Flávio Alves Leite
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26294
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-26294
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-262942022-04-18T21:32:00Z DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL Fernandes da Silva Júnior, Astrogildo Marcos Flávio Alves Leite This paper approaches the teaching of History in rural schools of Ituiutaba-MG, Brazil. It aims to analyze teaching History in the final years of elementary school. A qualitative research was chosen because it favors a broad view of the studied object and the researcher's involvement with the social, political, economic and cultural reality as well. Participant observation and oral interviews were used. The research subjects were the teachers who taught History in rural schools from 2018 to 2019. The results show there are multiple dimensions of teaching History, revealed in different ways in the teachers' practices.   Este artigo tem como objeto de estudo o ensino de História efetivado em escolas localizadas no meio rural do município de Ituiutaba-MG, Brasil. Tem como objetivo analisar as dimensões de ensinar História nos anos finais do ensino fundamental. Optou-se por uma pesquisa qualitativa por favorecer uma visão ampla do objeto estudado e o envolvimento do pesquisador com a realidade social, política, econômica e cultural. Recorreu-se à observação participante e entrevistas orais. Foram sujeitos da pesquisa as professoras que ensinavam História nas escolas rurais no período de 2018 a 2019. Concluiu-se que são múltiplas as dimensões de ensinar História e que essa se materializa de diferentes formas nas práticas das professoras. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-04-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26294 Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 97-120 Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 97-120 Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 97-120 Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 97-120 1984-817X 10.21680/1984-817X.2022v18n1 por https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26294/15580 Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Fernandes da Silva Júnior, Astrogildo
Marcos Flávio Alves Leite
spellingShingle Fernandes da Silva Júnior, Astrogildo
Marcos Flávio Alves Leite
DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL
author_facet Fernandes da Silva Júnior, Astrogildo
Marcos Flávio Alves Leite
author_sort Fernandes da Silva Júnior, Astrogildo
title DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL
title_short DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL
title_full DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL
title_fullStr DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL
title_full_unstemmed DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL
title_sort dimensões do ensinar história e suas materialidades: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de ituiutaba- mg, brasil
description This paper approaches the teaching of History in rural schools of Ituiutaba-MG, Brazil. It aims to analyze teaching History in the final years of elementary school. A qualitative research was chosen because it favors a broad view of the studied object and the researcher's involvement with the social, political, economic and cultural reality as well. Participant observation and oral interviews were used. The research subjects were the teachers who taught History in rural schools from 2018 to 2019. The results show there are multiple dimensions of teaching History, revealed in different ways in the teachers' practices.  
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26294
work_keys_str_mv AT fernandesdasilvajuniorastrogildo dimensoesdoensinarhistoriaesuasmaterialidadesumestudoemescolaslocalizadasnomeioruraldeituiutabamgbrasil
AT marcosflavioalvesleite dimensoesdoensinarhistoriaesuasmaterialidadesumestudoemescolaslocalizadasnomeioruraldeituiutabamgbrasil
_version_ 1766683525444009984