DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL
This paper approaches the teaching of History in rural schools of Ituiutaba-MG, Brazil. It aims to analyze teaching History in the final years of elementary school. A qualitative research was chosen because it favors a broad view of the studied object and the researcher's involvement with the s...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26294 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-26294 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-262942022-04-18T21:32:00Z DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL Fernandes da Silva Júnior, Astrogildo Marcos Flávio Alves Leite This paper approaches the teaching of History in rural schools of Ituiutaba-MG, Brazil. It aims to analyze teaching History in the final years of elementary school. A qualitative research was chosen because it favors a broad view of the studied object and the researcher's involvement with the social, political, economic and cultural reality as well. Participant observation and oral interviews were used. The research subjects were the teachers who taught History in rural schools from 2018 to 2019. The results show there are multiple dimensions of teaching History, revealed in different ways in the teachers' practices. Este artigo tem como objeto de estudo o ensino de História efetivado em escolas localizadas no meio rural do município de Ituiutaba-MG, Brasil. Tem como objetivo analisar as dimensões de ensinar História nos anos finais do ensino fundamental. Optou-se por uma pesquisa qualitativa por favorecer uma visão ampla do objeto estudado e o envolvimento do pesquisador com a realidade social, política, econômica e cultural. Recorreu-se à observação participante e entrevistas orais. Foram sujeitos da pesquisa as professoras que ensinavam História nas escolas rurais no período de 2018 a 2019. Concluiu-se que são múltiplas as dimensões de ensinar História e que essa se materializa de diferentes formas nas práticas das professoras. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-04-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26294 Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 97-120 Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 97-120 Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 97-120 Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 97-120 1984-817X 10.21680/1984-817X.2022v18n1 por https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26294/15580 Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Fernandes da Silva Júnior, Astrogildo Marcos Flávio Alves Leite |
spellingShingle |
Fernandes da Silva Júnior, Astrogildo Marcos Flávio Alves Leite DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL |
author_facet |
Fernandes da Silva Júnior, Astrogildo Marcos Flávio Alves Leite |
author_sort |
Fernandes da Silva Júnior, Astrogildo |
title |
DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL |
title_short |
DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL |
title_full |
DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL |
title_fullStr |
DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL |
title_full_unstemmed |
DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL |
title_sort |
dimensões do ensinar história e suas materialidades: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de ituiutaba- mg, brasil |
description |
This paper approaches the teaching of History in rural schools of Ituiutaba-MG, Brazil. It aims to analyze teaching History in the final years of elementary school. A qualitative research was chosen because it favors a broad view of the studied object and the researcher's involvement with the social, political, economic and cultural reality as well. Participant observation and oral interviews were used. The research subjects were the teachers who taught History in rural schools from 2018 to 2019. The results show there are multiple dimensions of teaching History, revealed in different ways in the teachers' practices.
|
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2022 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26294 |
work_keys_str_mv |
AT fernandesdasilvajuniorastrogildo dimensoesdoensinarhistoriaesuasmaterialidadesumestudoemescolaslocalizadasnomeioruraldeituiutabamgbrasil AT marcosflavioalvesleite dimensoesdoensinarhistoriaesuasmaterialidadesumestudoemescolaslocalizadasnomeioruraldeituiutabamgbrasil |
_version_ |
1766683525444009984 |