APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA INFÂNCIA:: imaginação e saber histórico no espaço escolar do Núcleo de Educação Infantil (1988-2006)

This article aims to understand the historical learning in childhood, in Núcleo de Educação Infantil (NEI-CAp-UFRN)’ school space, an application school linked to the then Department of Education of the Federal University of Rio Grande do Norte, between the years of 1988 and 2006. In this work, to a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo de Alvarenga, Thábata
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26282
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-26282
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-262822022-04-18T21:32:00Z APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA INFÂNCIA:: imaginação e saber histórico no espaço escolar do Núcleo de Educação Infantil (1988-2006) Araújo de Alvarenga, Thábata Aprendizagem histórica; Imaginação histórica; Espaço escolar; Infância; Núcleo de Educação Infantil Historical learning; Historical imagination; School space; Childhood; Núcleo de Educação Infantil. This article aims to understand the historical learning in childhood, in Núcleo de Educação Infantil (NEI-CAp-UFRN)’ school space, an application school linked to the then Department of Education of the Federal University of Rio Grande do Norte, between the years of 1988 and 2006. In this work, to analyze the narratives produced by children who were in the literacy process and attended the last year of early childhood education (Class 5) at NEI, we used the categories of historical imagination and historical learning, based on the theoretical postulates produced, above all, by Hayden White and Jörn Rüsen. The qualitative analysis of the narratives demonstrates how school culture and historical knowledge produced at NEI influenced the thinking of children who studied there. Este artigo tem por objetivo compreender a aprendizagem histórica na infância, no espaço escolar do Núcleo de Educação Infantil (NEI-CAp-UFRN), escola de aplicação vinculada ao então Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre os anos de 1988 e 2006. Nesse trabalho, para analisarmos as narrativas produzidas pelas crianças que estavam em processo de alfabetização e frequentavam o último ano da educação infantil (Turma 5) no NEI, utilizamo-nos das categorias de imaginação histórica e aprendizagem histórica, a partir dos postulados teóricos produzidos, sobretudo, por Hayden White e Jörn Rüsen. A análise qualitativa das narrativas, demonstra como a cultura escolar e os saberes históricos produzidos no NEI, influenciavam o pensamento das crianças que lá estudavam. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-04-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26282 Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 52-74 Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 52-74 Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 52-74 Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 52-74 1984-817X 10.21680/1984-817X.2022v18n1 por https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26282/15578 Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Araújo de Alvarenga, Thábata
spellingShingle Araújo de Alvarenga, Thábata
APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA INFÂNCIA:: imaginação e saber histórico no espaço escolar do Núcleo de Educação Infantil (1988-2006)
author_facet Araújo de Alvarenga, Thábata
author_sort Araújo de Alvarenga, Thábata
title APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA INFÂNCIA:: imaginação e saber histórico no espaço escolar do Núcleo de Educação Infantil (1988-2006)
title_short APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA INFÂNCIA:: imaginação e saber histórico no espaço escolar do Núcleo de Educação Infantil (1988-2006)
title_full APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA INFÂNCIA:: imaginação e saber histórico no espaço escolar do Núcleo de Educação Infantil (1988-2006)
title_fullStr APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA INFÂNCIA:: imaginação e saber histórico no espaço escolar do Núcleo de Educação Infantil (1988-2006)
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA INFÂNCIA:: imaginação e saber histórico no espaço escolar do Núcleo de Educação Infantil (1988-2006)
title_sort aprendizagem histórica na infância:: imaginação e saber histórico no espaço escolar do núcleo de educação infantil (1988-2006)
description This article aims to understand the historical learning in childhood, in Núcleo de Educação Infantil (NEI-CAp-UFRN)’ school space, an application school linked to the then Department of Education of the Federal University of Rio Grande do Norte, between the years of 1988 and 2006. In this work, to analyze the narratives produced by children who were in the literacy process and attended the last year of early childhood education (Class 5) at NEI, we used the categories of historical imagination and historical learning, based on the theoretical postulates produced, above all, by Hayden White and Jörn Rüsen. The qualitative analysis of the narratives demonstrates how school culture and historical knowledge produced at NEI influenced the thinking of children who studied there.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26282
work_keys_str_mv AT araujodealvarengathabata aprendizagemhistoricanainfanciaimaginacaoesaberhistoriconoespacoescolardonucleodeeducacaoinfantil19882006
_version_ 1766683525256314880