O FENÔMENO URBANO DA EDUCAÇÃO ONLINE: ambiente virtual e planejamento neurocognitivo de ciberespaços
Buscou-se, nesta pesquisa, apresentar uma insurgência urbana agravada pela pandemia do coronavírus e que ainda assola a Educação brasileira: a necessidade de trânsito no ciberespaço e o acesso à Educação online. O objetivo da pesquisa teve como proposta central apresentar a seguinte pergunta-problem...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/26121 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-26121 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-261212022-02-04T13:42:50Z O FENÔMENO URBANO DA EDUCAÇÃO ONLINE: ambiente virtual e planejamento neurocognitivo de ciberespaços Gava, Gustavo Luiz Ultramari, Clovis educação online; ciberespaço; neuroergonomia cognitiva Buscou-se, nesta pesquisa, apresentar uma insurgência urbana agravada pela pandemia do coronavírus e que ainda assola a Educação brasileira: a necessidade de trânsito no ciberespaço e o acesso à Educação online. O objetivo da pesquisa teve como proposta central apresentar a seguinte pergunta-problema: como seria possível projetar um ambiente virtual que valorizasse a relação afetiva e que buscasse promover a aprendizagem significativa? A proposta metodológica dessa pesquisa foi subdividida em três seções e por meio de natureza triangular: bibliográfica, qualitativa e exploratória. O resultado alcançado demostra que o ambiente virtual usado na Educação online apresenta dificuldades nas interações humanas, justamente porque a qualidade das experiências está vinculada aos modelos de relação humano-máquina de forma passiva e algumas vezes sem significado ao estudante. Em relação à pergunta-problema, foi considerada a relação afetiva entre os estudantes: a qualidade de acesso à Internet, a arquitetura pedagógica do ambiente virtual e a experiência neurocognitiva. Assim, foi possível destacar uma proposta de Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) denominado “Conecta Mais” e que se encontra em fase piloto de implementação em uma instituição de ensino superior do estado do Paraná. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-01-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/26121 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 7 n. 1 (2022): Edição de Janeiro de 2022; 71-88 2448-296X 10.21680/2448-296X.2022v7n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/26121/15343 Copyright (c) 2022 Gustavo Luiz Gava, Clovis Ultramari |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Gava, Gustavo Luiz Ultramari, Clovis |
spellingShingle |
Gava, Gustavo Luiz Ultramari, Clovis O FENÔMENO URBANO DA EDUCAÇÃO ONLINE: ambiente virtual e planejamento neurocognitivo de ciberespaços |
author_facet |
Gava, Gustavo Luiz Ultramari, Clovis |
author_sort |
Gava, Gustavo Luiz |
title |
O FENÔMENO URBANO DA EDUCAÇÃO ONLINE: ambiente virtual e planejamento neurocognitivo de ciberespaços |
title_short |
O FENÔMENO URBANO DA EDUCAÇÃO ONLINE: ambiente virtual e planejamento neurocognitivo de ciberespaços |
title_full |
O FENÔMENO URBANO DA EDUCAÇÃO ONLINE: ambiente virtual e planejamento neurocognitivo de ciberespaços |
title_fullStr |
O FENÔMENO URBANO DA EDUCAÇÃO ONLINE: ambiente virtual e planejamento neurocognitivo de ciberespaços |
title_full_unstemmed |
O FENÔMENO URBANO DA EDUCAÇÃO ONLINE: ambiente virtual e planejamento neurocognitivo de ciberespaços |
title_sort |
o fenômeno urbano da educação online: ambiente virtual e planejamento neurocognitivo de ciberespaços |
description |
Buscou-se, nesta pesquisa, apresentar uma insurgência urbana agravada pela pandemia do coronavírus e que ainda assola a Educação brasileira: a necessidade de trânsito no ciberespaço e o acesso à Educação online. O objetivo da pesquisa teve como proposta central apresentar a seguinte pergunta-problema: como seria possível projetar um ambiente virtual que valorizasse a relação afetiva e que buscasse promover a aprendizagem significativa? A proposta metodológica dessa pesquisa foi subdividida em três seções e por meio de natureza triangular: bibliográfica, qualitativa e exploratória. O resultado alcançado demostra que o ambiente virtual usado na Educação online apresenta dificuldades nas interações humanas, justamente porque a qualidade das experiências está vinculada aos modelos de relação humano-máquina de forma passiva e algumas vezes sem significado ao estudante. Em relação à pergunta-problema, foi considerada a relação afetiva entre os estudantes: a qualidade de acesso à Internet, a arquitetura pedagógica do ambiente virtual e a experiência neurocognitiva. Assim, foi possível destacar uma proposta de Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) denominado “Conecta Mais” e que se encontra em fase piloto de implementação em uma instituição de ensino superior do estado do Paraná. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2022 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/26121 |
work_keys_str_mv |
AT gavagustavoluiz ofenomenourbanodaeducacaoonlineambientevirtualeplanejamentoneurocognitivodeciberespacos AT ultramariclovis ofenomenourbanodaeducacaoonlineambientevirtualeplanejamentoneurocognitivodeciberespacos |
_version_ |
1766683635130302464 |