TANDEM: NOVAS FORMAS DE APRENDER E ENSINAR LIBRAS E PORTUGUÊS

With the objective of contributing to the acquisition of Libras and Português by the Deaf, this project implemented Tandem as a mediator of learning for students in the Licentiate Degree courses at Ceres/UFRN and the deaf community in Caicó-RN. Portuguese has become an object of difficult understand...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Diogenes Menezes, Ronny
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/26049
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-26049
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-260492021-12-30T12:54:07Z TANDEM: NOVAS FORMAS DE APRENDER E ENSINAR LIBRAS E PORTUGUÊS Diogenes Menezes, Ronny With the objective of contributing to the acquisition of Libras and Português by the Deaf, this project implemented Tandem as a mediator of learning for students in the Licentiate Degree courses at Ceres/UFRN and the deaf community in Caicó-RN. Portuguese has become an object of difficult understanding for many deaf people, in the same path is the learning of Libras by hearing people, many do not find what is necessary to deepen in the language through the disciplines of higher education courses. To solve this problem we use Tandem as a social tool for learning Libras and Portuguese. Thus, we use face-to-face interactions in the Tandem modality as a means so that deaf and hearing people can, collaboratively, walk in the acquisition of these languages. Con el objetivo de contribuir a la adquisición de Libras y Português por los Sordos, este proyecto implementó Tandem como un mediador de aprendizaje para los estudiantes de los cursos de Licenciatura en Ceres / UFRN y la comunidad de sordos en Caicó-RN. El portugués se ha convertido en un objeto de difícil comprensión para muchas personas sordas, en el mismo camino está el aprendizaje de Libras por personas oyentes, muchos no encuentran lo necesario para profundizar en el idioma a través de las disciplinas de los cursos de educación superior. Para resolver este problema utilizamos Tandem como una herramienta social para aprender Libra y Portugués. Así, utilizamos las interacciones cara a cara en la modalidad Tandem como un medio para que las personas sordas y oyentes puedan, de forma colaborativa, caminar en la adquisición de estos idiomas. Com o objetivo de contribuir para a aquisição da Libras e Português por Surdos, esse projeto implantou o Tandem como mediador da aprendizagem para alunos dos cursos de Licenciatura do Ceres/UFRN e comunidade surda de Caicó-RN. O Português, tem se tornado um objeto de difícil compreensão por muitos surdos, no mesmo caminho se encontra a aprendizagem da Libras por pessoas ouvintes, muitos não encontram o necessário para se aprofundar na língua por meio das disciplinas dos cursos superiores. Para resolver esse problema utilizamos o Tandem como uma ferramenta social para a aprendizagem de Libras e português. Com isso, utilizamos interações presenciais na modalidade Tandem como meio para que que surdos e ouvintes possam, colaborativamente, caminhar na aquisição dessas línguas.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/26049 Revista Extensão & Sociedade; v. 12 n. 2 (2021): Revista Extensão & Sociedade 2021.2 2178-6054 2595-0150 10.21680/2178-6054.2021v12n2 por https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/26049/15242 Copyright (c) 2021 Revista Extensão & Sociedade
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Diogenes Menezes, Ronny
spellingShingle Diogenes Menezes, Ronny
TANDEM: NOVAS FORMAS DE APRENDER E ENSINAR LIBRAS E PORTUGUÊS
author_facet Diogenes Menezes, Ronny
author_sort Diogenes Menezes, Ronny
title TANDEM: NOVAS FORMAS DE APRENDER E ENSINAR LIBRAS E PORTUGUÊS
title_short TANDEM: NOVAS FORMAS DE APRENDER E ENSINAR LIBRAS E PORTUGUÊS
title_full TANDEM: NOVAS FORMAS DE APRENDER E ENSINAR LIBRAS E PORTUGUÊS
title_fullStr TANDEM: NOVAS FORMAS DE APRENDER E ENSINAR LIBRAS E PORTUGUÊS
title_full_unstemmed TANDEM: NOVAS FORMAS DE APRENDER E ENSINAR LIBRAS E PORTUGUÊS
title_sort tandem: novas formas de aprender e ensinar libras e português
description With the objective of contributing to the acquisition of Libras and Português by the Deaf, this project implemented Tandem as a mediator of learning for students in the Licentiate Degree courses at Ceres/UFRN and the deaf community in Caicó-RN. Portuguese has become an object of difficult understanding for many deaf people, in the same path is the learning of Libras by hearing people, many do not find what is necessary to deepen in the language through the disciplines of higher education courses. To solve this problem we use Tandem as a social tool for learning Libras and Portuguese. Thus, we use face-to-face interactions in the Tandem modality as a means so that deaf and hearing people can, collaboratively, walk in the acquisition of these languages.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/26049
work_keys_str_mv AT diogenesmenezesronny tandemnovasformasdeaprendereensinarlibraseportugues
_version_ 1766681984695795712