ENSINO DE PROJETO HABITANDO OS TERRITÓRIOS HABITADOS: DERIVA E CARTOGRAFIA
Trata-se de uma experimentação de procedimento metodológico do ensino de projeto arquitetônico realizada no segundo ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESP Campus de Presidente Prudente (2019), a partir da prática espacial de derivas e cartografias de forças e afetos, potencializando uma in...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/25775 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-25775 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-257752022-02-04T13:43:02Z ENSINO DE PROJETO HABITANDO OS TERRITÓRIOS HABITADOS: DERIVA E CARTOGRAFIA Hirao, Helio Zaia Nogueira Ramos, Alfredo Nunes, João deriva cartografia projeto de arquitetura Trata-se de uma experimentação de procedimento metodológico do ensino de projeto arquitetônico realizada no segundo ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESP Campus de Presidente Prudente (2019), a partir da prática espacial de derivas e cartografias de forças e afetos, potencializando uma interlocução transversal com a disciplina de geomorfologia. A experimentação retarda o encontro com as analogias tipológicas para conceber as formas arquitetônicas, realizando uma imersão na tessitura das relações de afetos que atravessam os corpos (humano e arquitetônico). Afasta assim, dos procedimentos lineares e padronizados através da identificação e reconhecimento dos territórios que habitam o espaço. Desse modo, a proposta de elaboração de um centro comunitário em um bairro periférico de Presidente Prudente, SP, não buscou resolver seus problemas, mas ressingularizar práticas e afetos existentes, para potencializar o sentimento de pertencimento dos sujeitos com seu espaço, valorizando a transitoriedade da intervenção projetual de uma realidade em constante movimento e transformação, como também, projetando espaços indeterminados e flexíveis a serem determinados pelos sujeitos dos espaços. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-01-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/25775 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 7 n. 1 (2022): Edição de Janeiro de 2022; 25-32 2448-296X 10.21680/2448-296X.2022v7n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/25775/15337 Copyright (c) 2022 Helio Hirao, Alfredo Zaia Nogueira Ramos, João Nunes |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Hirao, Helio Zaia Nogueira Ramos, Alfredo Nunes, João |
spellingShingle |
Hirao, Helio Zaia Nogueira Ramos, Alfredo Nunes, João ENSINO DE PROJETO HABITANDO OS TERRITÓRIOS HABITADOS: DERIVA E CARTOGRAFIA |
author_facet |
Hirao, Helio Zaia Nogueira Ramos, Alfredo Nunes, João |
author_sort |
Hirao, Helio |
title |
ENSINO DE PROJETO HABITANDO OS TERRITÓRIOS HABITADOS: DERIVA E CARTOGRAFIA |
title_short |
ENSINO DE PROJETO HABITANDO OS TERRITÓRIOS HABITADOS: DERIVA E CARTOGRAFIA |
title_full |
ENSINO DE PROJETO HABITANDO OS TERRITÓRIOS HABITADOS: DERIVA E CARTOGRAFIA |
title_fullStr |
ENSINO DE PROJETO HABITANDO OS TERRITÓRIOS HABITADOS: DERIVA E CARTOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE PROJETO HABITANDO OS TERRITÓRIOS HABITADOS: DERIVA E CARTOGRAFIA |
title_sort |
ensino de projeto habitando os territórios habitados: deriva e cartografia |
description |
Trata-se de uma experimentação de procedimento metodológico do ensino de projeto arquitetônico realizada no segundo ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESP Campus de Presidente Prudente (2019), a partir da prática espacial de derivas e cartografias de forças e afetos, potencializando uma interlocução transversal com a disciplina de geomorfologia. A experimentação retarda o encontro com as analogias tipológicas para conceber as formas arquitetônicas, realizando uma imersão na tessitura das relações de afetos que atravessam os corpos (humano e arquitetônico). Afasta assim, dos procedimentos lineares e padronizados através da identificação e reconhecimento dos territórios que habitam o espaço. Desse modo, a proposta de elaboração de um centro comunitário em um bairro periférico de Presidente Prudente, SP, não buscou resolver seus problemas, mas ressingularizar práticas e afetos existentes, para potencializar o sentimento de pertencimento dos sujeitos com seu espaço, valorizando a transitoriedade da intervenção projetual de uma realidade em constante movimento e transformação, como também, projetando espaços indeterminados e flexíveis a serem determinados pelos sujeitos dos espaços. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2022 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/25775 |
work_keys_str_mv |
AT hiraohelio ensinodeprojetohabitandoosterritorioshabitadosderivaecartografia AT zaianogueiraramosalfredo ensinodeprojetohabitandoosterritorioshabitadosderivaecartografia AT nunesjoao ensinodeprojetohabitandoosterritorioshabitadosderivaecartografia |
_version_ |
1766683634407833600 |