Rádio e educação física: intervenções pedagógicas possíveis

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o rádio como umaferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem daeducação física. O trabalho faz parte de um projeto denominado “RádioEscola”, desenvolvido pelos docentes da Escola Municipal Professor Ulissesde Góis, localizada na cidade do...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Dianne Sena
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25669
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho tem como objetivo apresentar o rádio como umaferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem daeducação física. O trabalho faz parte de um projeto denominado “RádioEscola”, desenvolvido pelos docentes da Escola Municipal Professor Ulissesde Góis, localizada na cidade do Natal/RN. O propósito do projeto épermitir aos integrantes usarem a mídia rádio para desenvolver pesquisas erealizar produções radiofônicas próprias e direcionadas, apresentando-secomo o canal de informação e entretenimento para os conhecimentosda educação física. Diante disso, indagamos: como a mídia rádio, podecontribuir no processo de ensino-aprendizagem da educação física? Ametodologia é de natureza qualitativa, tipo pesquisa-ação, pelo fato deas pessoas envolvidas ter papel ativo na realidade em questão. O projetoRádio-Escola visou trabalhar com os conhecimentos da educação física ea realidade social dos escolares. O rádio apresenta-se como ferramentapedagógica para a aprendizagem dos alunos, por ser dinâmico einterativo, e colaborou na prática pedagógica dos professores,evidenciando um meio de comunicação diferenciado e significativo.Consideramos que o projeto oportunizou melhoria na qualidadeeducacional, proporcionando desenvolver nos integrantes do projeto,opiniões e conhecimentos, sobre a mídia rádio e os saberes da educaçãofísica, a partir dos relatos dos escolares e professores.