Metodologias ativas como recurso didático no Ensino Superior

O artigo aborda o uso das metodologias ativas como recurso didáticopara a promoção da autonomia dos alunos do ensino superior, buscandoperceber através de uma revisão bibliográfica, a importância desserecurso e do papel do professor universitário no processo ensinoaprendizagem, que passa daquele que...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cristiane Clébia Barbosa
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25666
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-25666
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-256662021-06-21T18:25:53Z Metodologias ativas como recurso didático no Ensino Superior Cristiane Clébia Barbosa O artigo aborda o uso das metodologias ativas como recurso didáticopara a promoção da autonomia dos alunos do ensino superior, buscandoperceber através de uma revisão bibliográfica, a importância desserecurso e do papel do professor universitário no processo ensinoaprendizagem, que passa daquele que ensina para o que faz aprender etambém aprende. Visto que as práticas docentes universitárias atuais temsido alvo de diversos questionamentos, reflexo de uma sociedadeglobalizada e informatizada, são exemplificadas estratégias de ensinocom uso de metodologias ativas de aprendizagem. Diante do contexto,buscamos apresentar estratégias de ensino utilizando metodologias ativasde aprendizagem que provoquem uma reflexão crítica e possíveisexperimentos, no sentido de ampliar registros e discussões que sirvamcomo recurso didático na formação do aluno e na atuação do professorem sua prática docente. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25666 Revista Prometeu; n. 4: Ano IV 2175-0920 por https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25666/14317
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Cristiane Clébia Barbosa
spellingShingle Cristiane Clébia Barbosa
Metodologias ativas como recurso didático no Ensino Superior
author_facet Cristiane Clébia Barbosa
author_sort Cristiane Clébia Barbosa
title Metodologias ativas como recurso didático no Ensino Superior
title_short Metodologias ativas como recurso didático no Ensino Superior
title_full Metodologias ativas como recurso didático no Ensino Superior
title_fullStr Metodologias ativas como recurso didático no Ensino Superior
title_full_unstemmed Metodologias ativas como recurso didático no Ensino Superior
title_sort metodologias ativas como recurso didático no ensino superior
description O artigo aborda o uso das metodologias ativas como recurso didáticopara a promoção da autonomia dos alunos do ensino superior, buscandoperceber através de uma revisão bibliográfica, a importância desserecurso e do papel do professor universitário no processo ensinoaprendizagem, que passa daquele que ensina para o que faz aprender etambém aprende. Visto que as práticas docentes universitárias atuais temsido alvo de diversos questionamentos, reflexo de uma sociedadeglobalizada e informatizada, são exemplificadas estratégias de ensinocom uso de metodologias ativas de aprendizagem. Diante do contexto,buscamos apresentar estratégias de ensino utilizando metodologias ativasde aprendizagem que provoquem uma reflexão crítica e possíveisexperimentos, no sentido de ampliar registros e discussões que sirvamcomo recurso didático na formação do aluno e na atuação do professorem sua prática docente.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2018
url https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25666
work_keys_str_mv AT cristianeclebiabarbosa metodologiasativascomorecursodidaticonoensinosuperior
_version_ 1766683746419867648