Metodologias ativas como recurso didático no Ensino Superior

O artigo aborda o uso das metodologias ativas como recurso didáticopara a promoção da autonomia dos alunos do ensino superior, buscandoperceber através de uma revisão bibliográfica, a importância desserecurso e do papel do professor universitário no processo ensinoaprendizagem, que passa daquele que...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cristiane Clébia Barbosa
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25666
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O artigo aborda o uso das metodologias ativas como recurso didáticopara a promoção da autonomia dos alunos do ensino superior, buscandoperceber através de uma revisão bibliográfica, a importância desserecurso e do papel do professor universitário no processo ensinoaprendizagem, que passa daquele que ensina para o que faz aprender etambém aprende. Visto que as práticas docentes universitárias atuais temsido alvo de diversos questionamentos, reflexo de uma sociedadeglobalizada e informatizada, são exemplificadas estratégias de ensinocom uso de metodologias ativas de aprendizagem. Diante do contexto,buscamos apresentar estratégias de ensino utilizando metodologias ativasde aprendizagem que provoquem uma reflexão crítica e possíveisexperimentos, no sentido de ampliar registros e discussões que sirvamcomo recurso didático na formação do aluno e na atuação do professorem sua prática docente.