Os desafios para avaliar na cultura digital: um diálogo pedagógico e computacional
A avaliação na Cultura Digital é um processo complexo que aterrorizauma parte dos professores e exige novas competências. A avaliação develevar em consideração diversos elementos como o sistema didático, ocurrículo, os atores, a metodologia e as ferramentas didáticas. Esteselementos estão mutuamente...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25665 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-25665 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-256652021-06-21T18:10:45Z Os desafios para avaliar na cultura digital: um diálogo pedagógico e computacional Adja Ferreira de Andrade Bruno Santana da Silva A avaliação na Cultura Digital é um processo complexo que aterrorizauma parte dos professores e exige novas competências. A avaliação develevar em consideração diversos elementos como o sistema didático, ocurrículo, os atores, a metodologia e as ferramentas didáticas. Esteselementos estão mutuamente relacionados e indissociáveis. Este ensaiotraz uma reflexão sobre os desafios da avaliação e traz a necessidade deaproximação dos critérios de usabilidade pedagógica e computacional,a fim de criar um modelo mais sistêmico, qualitativo e formativo deavaliação apoiado por ferramentas e sistemas de avaliaçãoautomatizadas. Para que a avaliação cumpra sua função de aferir asdificuldades, analisar e diagnosticar o percurso cognitivo dos alunos eprogredir rumo aos objetivos propostos ela precisa ser ressignificada, paranão ser traduzida como mero instrumento de classificação quantitativa. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25665 Revista Prometeu; n. 4: Ano IV 2175-0920 por https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25665/14316 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Adja Ferreira de Andrade Bruno Santana da Silva |
spellingShingle |
Adja Ferreira de Andrade Bruno Santana da Silva Os desafios para avaliar na cultura digital: um diálogo pedagógico e computacional |
author_facet |
Adja Ferreira de Andrade Bruno Santana da Silva |
author_sort |
Adja Ferreira de Andrade |
title |
Os desafios para avaliar na cultura digital: um diálogo pedagógico e computacional |
title_short |
Os desafios para avaliar na cultura digital: um diálogo pedagógico e computacional |
title_full |
Os desafios para avaliar na cultura digital: um diálogo pedagógico e computacional |
title_fullStr |
Os desafios para avaliar na cultura digital: um diálogo pedagógico e computacional |
title_full_unstemmed |
Os desafios para avaliar na cultura digital: um diálogo pedagógico e computacional |
title_sort |
os desafios para avaliar na cultura digital: um diálogo pedagógico e computacional |
description |
A avaliação na Cultura Digital é um processo complexo que aterrorizauma parte dos professores e exige novas competências. A avaliação develevar em consideração diversos elementos como o sistema didático, ocurrículo, os atores, a metodologia e as ferramentas didáticas. Esteselementos estão mutuamente relacionados e indissociáveis. Este ensaiotraz uma reflexão sobre os desafios da avaliação e traz a necessidade deaproximação dos critérios de usabilidade pedagógica e computacional,a fim de criar um modelo mais sistêmico, qualitativo e formativo deavaliação apoiado por ferramentas e sistemas de avaliaçãoautomatizadas. Para que a avaliação cumpra sua função de aferir asdificuldades, analisar e diagnosticar o percurso cognitivo dos alunos eprogredir rumo aos objetivos propostos ela precisa ser ressignificada, paranão ser traduzida como mero instrumento de classificação quantitativa. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25665 |
work_keys_str_mv |
AT adjaferreiradeandrade osdesafiosparaavaliarnaculturadigitalumdialogopedagogicoecomputacional AT brunosantanadasilva osdesafiosparaavaliarnaculturadigitalumdialogopedagogicoecomputacional |
_version_ |
1766683746240561152 |