Os desafios para avaliar na cultura digital: um diálogo pedagógico e computacional
A avaliação na Cultura Digital é um processo complexo que aterrorizauma parte dos professores e exige novas competências. A avaliação develevar em consideração diversos elementos como o sistema didático, ocurrículo, os atores, a metodologia e as ferramentas didáticas. Esteselementos estão mutuamente...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25665 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | A avaliação na Cultura Digital é um processo complexo que aterrorizauma parte dos professores e exige novas competências. A avaliação develevar em consideração diversos elementos como o sistema didático, ocurrículo, os atores, a metodologia e as ferramentas didáticas. Esteselementos estão mutuamente relacionados e indissociáveis. Este ensaiotraz uma reflexão sobre os desafios da avaliação e traz a necessidade deaproximação dos critérios de usabilidade pedagógica e computacional,a fim de criar um modelo mais sistêmico, qualitativo e formativo deavaliação apoiado por ferramentas e sistemas de avaliaçãoautomatizadas. Para que a avaliação cumpra sua função de aferir asdificuldades, analisar e diagnosticar o percurso cognitivo dos alunos eprogredir rumo aos objetivos propostos ela precisa ser ressignificada, paranão ser traduzida como mero instrumento de classificação quantitativa. |
---|