Os desafios para avaliar na cultura digital: um diálogo pedagógico e computacional

A avaliação na Cultura Digital é um processo complexo que aterrorizauma parte dos professores e exige novas competências. A avaliação develevar em consideração diversos elementos como o sistema didático, ocurrículo, os atores, a metodologia e as ferramentas didáticas. Esteselementos estão mutuamente...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Adja Ferreira de Andrade, Bruno Santana da Silva
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25665
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A avaliação na Cultura Digital é um processo complexo que aterrorizauma parte dos professores e exige novas competências. A avaliação develevar em consideração diversos elementos como o sistema didático, ocurrículo, os atores, a metodologia e as ferramentas didáticas. Esteselementos estão mutuamente relacionados e indissociáveis. Este ensaiotraz uma reflexão sobre os desafios da avaliação e traz a necessidade deaproximação dos critérios de usabilidade pedagógica e computacional,a fim de criar um modelo mais sistêmico, qualitativo e formativo deavaliação apoiado por ferramentas e sistemas de avaliaçãoautomatizadas. Para que a avaliação cumpra sua função de aferir asdificuldades, analisar e diagnosticar o percurso cognitivo dos alunos eprogredir rumo aos objetivos propostos ela precisa ser ressignificada, paranão ser traduzida como mero instrumento de classificação quantitativa.