Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação

O presente artigo é resultado da análise de quatro pesquisas realizadas naBase de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Educação (ComBase) doPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob orientação e coordenação depesquisadores da base citada....

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade, Maria Dalvaci Bento
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25664
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-25664
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-256642021-06-21T18:07:39Z Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade Maria Dalvaci Bento O presente artigo é resultado da análise de quatro pesquisas realizadas naBase de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Educação (ComBase) doPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob orientação e coordenação depesquisadores da base citada. Os corpora dessas pesquisas se referem aoexame da oferta de dois cursos, pelo Ministério da Educação do Brasil,dentro de dois programas institucionalizados: TV Escola e ProInfo, comvistas à ampliação qualitativa e quantitativa do uso e dos resultadosdesses programas. Os cursos denominados “TV na Escola e os Desafios deHoje” e “Mídia na Educação”, ambos foram oferecidos na modalidadeEaD para todo o Brasil para professores de Educação Básica (daEducação infantil ao Ensino Médio). Foram examinados aspectosrelacionados com o “design” (planejamento e implementação) doscursos, produção de materiais, e recepção de aulas e materiais pelosprofessores/estudantes. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25664 Revista Prometeu; n. 4: Ano IV 2175-0920 por https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25664/14315
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade
Maria Dalvaci Bento
spellingShingle Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade
Maria Dalvaci Bento
Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação
author_facet Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade
Maria Dalvaci Bento
author_sort Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade
title Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação
title_short Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação
title_full Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação
title_fullStr Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação
title_full_unstemmed Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação
title_sort educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das tecnologias da informação e da comunicação
description O presente artigo é resultado da análise de quatro pesquisas realizadas naBase de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Educação (ComBase) doPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob orientação e coordenação depesquisadores da base citada. Os corpora dessas pesquisas se referem aoexame da oferta de dois cursos, pelo Ministério da Educação do Brasil,dentro de dois programas institucionalizados: TV Escola e ProInfo, comvistas à ampliação qualitativa e quantitativa do uso e dos resultadosdesses programas. Os cursos denominados “TV na Escola e os Desafios deHoje” e “Mídia na Educação”, ambos foram oferecidos na modalidadeEaD para todo o Brasil para professores de Educação Básica (daEducação infantil ao Ensino Médio). Foram examinados aspectosrelacionados com o “design” (planejamento e implementação) doscursos, produção de materiais, e recepção de aulas e materiais pelosprofessores/estudantes.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2018
url https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25664
work_keys_str_mv AT arnonalbertomascarenhasdeandrade educacaoadistanciaanalisedeexperienciasformativasatravesdousodastecnologiasdainformacaoedacomunicacao
AT mariadalvacibento educacaoadistanciaanalisedeexperienciasformativasatravesdousodastecnologiasdainformacaoedacomunicacao
_version_ 1766683746064400384