Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação
O presente artigo é resultado da análise de quatro pesquisas realizadas naBase de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Educação (ComBase) doPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob orientação e coordenação depesquisadores da base citada....
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25664 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-25664 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-256642021-06-21T18:07:39Z Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade Maria Dalvaci Bento O presente artigo é resultado da análise de quatro pesquisas realizadas naBase de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Educação (ComBase) doPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob orientação e coordenação depesquisadores da base citada. Os corpora dessas pesquisas se referem aoexame da oferta de dois cursos, pelo Ministério da Educação do Brasil,dentro de dois programas institucionalizados: TV Escola e ProInfo, comvistas à ampliação qualitativa e quantitativa do uso e dos resultadosdesses programas. Os cursos denominados “TV na Escola e os Desafios deHoje” e “Mídia na Educação”, ambos foram oferecidos na modalidadeEaD para todo o Brasil para professores de Educação Básica (daEducação infantil ao Ensino Médio). Foram examinados aspectosrelacionados com o “design” (planejamento e implementação) doscursos, produção de materiais, e recepção de aulas e materiais pelosprofessores/estudantes. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25664 Revista Prometeu; n. 4: Ano IV 2175-0920 por https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25664/14315 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade Maria Dalvaci Bento |
spellingShingle |
Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade Maria Dalvaci Bento Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação |
author_facet |
Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade Maria Dalvaci Bento |
author_sort |
Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade |
title |
Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação |
title_short |
Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação |
title_full |
Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação |
title_fullStr |
Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação |
title_full_unstemmed |
Educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação |
title_sort |
educação a distância: análise de experiências formativas através do uso das tecnologias da informação e da comunicação |
description |
O presente artigo é resultado da análise de quatro pesquisas realizadas naBase de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Educação (ComBase) doPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob orientação e coordenação depesquisadores da base citada. Os corpora dessas pesquisas se referem aoexame da oferta de dois cursos, pelo Ministério da Educação do Brasil,dentro de dois programas institucionalizados: TV Escola e ProInfo, comvistas à ampliação qualitativa e quantitativa do uso e dos resultadosdesses programas. Os cursos denominados “TV na Escola e os Desafios deHoje” e “Mídia na Educação”, ambos foram oferecidos na modalidadeEaD para todo o Brasil para professores de Educação Básica (daEducação infantil ao Ensino Médio). Foram examinados aspectosrelacionados com o “design” (planejamento e implementação) doscursos, produção de materiais, e recepção de aulas e materiais pelosprofessores/estudantes. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25664 |
work_keys_str_mv |
AT arnonalbertomascarenhasdeandrade educacaoadistanciaanalisedeexperienciasformativasatravesdousodastecnologiasdainformacaoedacomunicacao AT mariadalvacibento educacaoadistanciaanalisedeexperienciasformativasatravesdousodastecnologiasdainformacaoedacomunicacao |
_version_ |
1766683746064400384 |