Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota?

O presente trabalho traz um relato de experiência de um bacharel em ciências biológicas que ministrou aulas no ensino de ciências pela primeira vez, e ao seu final se encontrou como professor de ciências após a disciplina de estágio, contando de modo afetivo e técnico, como a utilização de metodolog...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Mateus
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/25536
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-25536
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-255362021-09-23T13:52:25Z Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota? Lima, Mateus Estágio; Metodologias ativas; Estudos de Caso; Ensino e Aprendizagem O presente trabalho traz um relato de experiência de um bacharel em ciências biológicas que ministrou aulas no ensino de ciências pela primeira vez, e ao seu final se encontrou como professor de ciências após a disciplina de estágio, contando de modo afetivo e técnico, como a utilização de metodologias ativas, em especial os estudos de caso, conseguiram  mudar a dinâmica de condução de aulas no ensino remoto. Assim, transformando uma sala de aula que no ínicio era morna, em um lugar de alegria, com momentos vívidos de interação na relação docente-discentes. Além de tudo issso, é demonstrado a importância de instrumentalização dos professores em formação inicial para o primeiro contato em sala de aula, levando em conta as dificuldades e potencialidades do alcance de objetivos educacionais que aproximem o contéudo a ser ensinado com a realidade dos discentes. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-09-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/25536 Cadernos de Estágio; v. 3 n. 1 (2021): Experiências Remotas II; 41-45 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/25536/14748 Copyright (c) 2021 Cadernos de Estágio
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Lima, Mateus
spellingShingle Lima, Mateus
Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota?
author_facet Lima, Mateus
author_sort Lima, Mateus
title Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota?
title_short Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota?
title_full Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota?
title_fullStr Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota?
title_full_unstemmed Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota?
title_sort do bacharel a licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de ciências na modalidade remota?
description O presente trabalho traz um relato de experiência de um bacharel em ciências biológicas que ministrou aulas no ensino de ciências pela primeira vez, e ao seu final se encontrou como professor de ciências após a disciplina de estágio, contando de modo afetivo e técnico, como a utilização de metodologias ativas, em especial os estudos de caso, conseguiram  mudar a dinâmica de condução de aulas no ensino remoto. Assim, transformando uma sala de aula que no ínicio era morna, em um lugar de alegria, com momentos vívidos de interação na relação docente-discentes. Além de tudo issso, é demonstrado a importância de instrumentalização dos professores em formação inicial para o primeiro contato em sala de aula, levando em conta as dificuldades e potencialidades do alcance de objetivos educacionais que aproximem o contéudo a ser ensinado com a realidade dos discentes.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/25536
work_keys_str_mv AT limamateus dobacharelalicenciaturacomoeumetorneiumprofessornoestagioemensinodecienciasnamodalidaderemota
_version_ 1766683777987248128