Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota?
O presente trabalho traz um relato de experiência de um bacharel em ciências biológicas que ministrou aulas no ensino de ciências pela primeira vez, e ao seu final se encontrou como professor de ciências após a disciplina de estágio, contando de modo afetivo e técnico, como a utilização de metodolog...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/25536 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-25536 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-255362021-09-23T13:52:25Z Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota? Lima, Mateus Estágio; Metodologias ativas; Estudos de Caso; Ensino e Aprendizagem O presente trabalho traz um relato de experiência de um bacharel em ciências biológicas que ministrou aulas no ensino de ciências pela primeira vez, e ao seu final se encontrou como professor de ciências após a disciplina de estágio, contando de modo afetivo e técnico, como a utilização de metodologias ativas, em especial os estudos de caso, conseguiram mudar a dinâmica de condução de aulas no ensino remoto. Assim, transformando uma sala de aula que no ínicio era morna, em um lugar de alegria, com momentos vívidos de interação na relação docente-discentes. Além de tudo issso, é demonstrado a importância de instrumentalização dos professores em formação inicial para o primeiro contato em sala de aula, levando em conta as dificuldades e potencialidades do alcance de objetivos educacionais que aproximem o contéudo a ser ensinado com a realidade dos discentes. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-09-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/25536 Cadernos de Estágio; v. 3 n. 1 (2021): Experiências Remotas II; 41-45 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/25536/14748 Copyright (c) 2021 Cadernos de Estágio |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Lima, Mateus |
spellingShingle |
Lima, Mateus Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota? |
author_facet |
Lima, Mateus |
author_sort |
Lima, Mateus |
title |
Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota? |
title_short |
Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota? |
title_full |
Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota? |
title_fullStr |
Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota? |
title_full_unstemmed |
Do Bacharel a Licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de Ciências na modalidade remota? |
title_sort |
do bacharel a licenciatura: como eu me tornei um professor no estágio em ensino de ciências na modalidade remota? |
description |
O presente trabalho traz um relato de experiência de um bacharel em ciências biológicas que ministrou aulas no ensino de ciências pela primeira vez, e ao seu final se encontrou como professor de ciências após a disciplina de estágio, contando de modo afetivo e técnico, como a utilização de metodologias ativas, em especial os estudos de caso, conseguiram mudar a dinâmica de condução de aulas no ensino remoto. Assim, transformando uma sala de aula que no ínicio era morna, em um lugar de alegria, com momentos vívidos de interação na relação docente-discentes. Além de tudo issso, é demonstrado a importância de instrumentalização dos professores em formação inicial para o primeiro contato em sala de aula, levando em conta as dificuldades e potencialidades do alcance de objetivos educacionais que aproximem o contéudo a ser ensinado com a realidade dos discentes. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2021 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/25536 |
work_keys_str_mv |
AT limamateus dobacharelalicenciaturacomoeumetorneiumprofessornoestagioemensinodecienciasnamodalidaderemota |
_version_ |
1766683777987248128 |