PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O presente artigo tem como objetivo a analisar o planejamento da aula, a partir da proposta de um plano de aula inclusivo colaborativo, discutindo um dos aspectos da prática docente que é o planejamento da aula numa perspectiva inclusiva. O estudo de caráter exploratório, descritivo com abordagem qu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lidiane Pereira da Silva, Flávia Roldan Viana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25409
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-25409
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-254092021-05-31T07:22:07Z PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Lidiane Pereira da Silva Flávia Roldan Viana O presente artigo tem como objetivo a analisar o planejamento da aula, a partir da proposta de um plano de aula inclusivo colaborativo, discutindo um dos aspectos da prática docente que é o planejamento da aula numa perspectiva inclusiva. O estudo de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, partiu da análise de um relato de experiência de alunos das disciplinas de Didática e Estágios Supervisionados III e IV, com graduandos e bolsistas do Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP). A coleta de dados se deu através de anotações feitas em um diário de campo e o plano de aula inclusivo foi desenvolvido de forma colaborativa no âmbito das disciplinas supracitadas através do Google Docs, por permitir editar o plano de forma compartilhada online e/ou offline. Para sua elaboração, foram identificadas as dificuldades e potencialidades de aprendizagem escolar de cada estudante, visando a construção de um planejamento pautado na eliminação de possíveis barreiras. Os resultados apontam que o plano de aula inclusivo realizado de forma colaborativa revela-se como estratégia viável e pode vir a gerar um melhor planejamento da aula, contemplando as especificidades de aprendizagem de estudantes público-alvo da educação especial.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25409 Revista Prometeu; v. 6 n. 1 (2021) 2175-0920 por https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25409/14258
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Lidiane Pereira da Silva
Flávia Roldan Viana
spellingShingle Lidiane Pereira da Silva
Flávia Roldan Viana
PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
author_facet Lidiane Pereira da Silva
Flávia Roldan Viana
author_sort Lidiane Pereira da Silva
title PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_short PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_fullStr PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full_unstemmed PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_sort plano de aula colaborativo: uma proposta no contexto da educação inclusiva
description O presente artigo tem como objetivo a analisar o planejamento da aula, a partir da proposta de um plano de aula inclusivo colaborativo, discutindo um dos aspectos da prática docente que é o planejamento da aula numa perspectiva inclusiva. O estudo de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, partiu da análise de um relato de experiência de alunos das disciplinas de Didática e Estágios Supervisionados III e IV, com graduandos e bolsistas do Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP). A coleta de dados se deu através de anotações feitas em um diário de campo e o plano de aula inclusivo foi desenvolvido de forma colaborativa no âmbito das disciplinas supracitadas através do Google Docs, por permitir editar o plano de forma compartilhada online e/ou offline. Para sua elaboração, foram identificadas as dificuldades e potencialidades de aprendizagem escolar de cada estudante, visando a construção de um planejamento pautado na eliminação de possíveis barreiras. Os resultados apontam que o plano de aula inclusivo realizado de forma colaborativa revela-se como estratégia viável e pode vir a gerar um melhor planejamento da aula, contemplando as especificidades de aprendizagem de estudantes público-alvo da educação especial. 
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25409
work_keys_str_mv AT lidianepereiradasilva planodeaulacolaborativoumapropostanocontextodaeducacaoinclusiva
AT flaviaroldanviana planodeaulacolaborativoumapropostanocontextodaeducacaoinclusiva
_version_ 1766683745328300032