PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O presente artigo tem como objetivo a analisar o planejamento da aula, a partir da proposta de um plano de aula inclusivo colaborativo, discutindo um dos aspectos da prática docente que é o planejamento da aula numa perspectiva inclusiva. O estudo de caráter exploratório, descritivo com abordagem qu...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25409 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-25409 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-254092021-05-31T07:22:07Z PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Lidiane Pereira da Silva Flávia Roldan Viana O presente artigo tem como objetivo a analisar o planejamento da aula, a partir da proposta de um plano de aula inclusivo colaborativo, discutindo um dos aspectos da prática docente que é o planejamento da aula numa perspectiva inclusiva. O estudo de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, partiu da análise de um relato de experiência de alunos das disciplinas de Didática e Estágios Supervisionados III e IV, com graduandos e bolsistas do Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP). A coleta de dados se deu através de anotações feitas em um diário de campo e o plano de aula inclusivo foi desenvolvido de forma colaborativa no âmbito das disciplinas supracitadas através do Google Docs, por permitir editar o plano de forma compartilhada online e/ou offline. Para sua elaboração, foram identificadas as dificuldades e potencialidades de aprendizagem escolar de cada estudante, visando a construção de um planejamento pautado na eliminação de possíveis barreiras. Os resultados apontam que o plano de aula inclusivo realizado de forma colaborativa revela-se como estratégia viável e pode vir a gerar um melhor planejamento da aula, contemplando as especificidades de aprendizagem de estudantes público-alvo da educação especial. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25409 Revista Prometeu; v. 6 n. 1 (2021) 2175-0920 por https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25409/14258 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Lidiane Pereira da Silva Flávia Roldan Viana |
spellingShingle |
Lidiane Pereira da Silva Flávia Roldan Viana PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
author_facet |
Lidiane Pereira da Silva Flávia Roldan Viana |
author_sort |
Lidiane Pereira da Silva |
title |
PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_short |
PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_full |
PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_fullStr |
PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_full_unstemmed |
PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_sort |
plano de aula colaborativo: uma proposta no contexto da educação inclusiva |
description |
O presente artigo tem como objetivo a analisar o planejamento da aula, a partir da proposta de um plano de aula inclusivo colaborativo, discutindo um dos aspectos da prática docente que é o planejamento da aula numa perspectiva inclusiva. O estudo de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, partiu da análise de um relato de experiência de alunos das disciplinas de Didática e Estágios Supervisionados III e IV, com graduandos e bolsistas do Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP). A coleta de dados se deu através de anotações feitas em um diário de campo e o plano de aula inclusivo foi desenvolvido de forma colaborativa no âmbito das disciplinas supracitadas através do Google Docs, por permitir editar o plano de forma compartilhada online e/ou offline. Para sua elaboração, foram identificadas as dificuldades e potencialidades de aprendizagem escolar de cada estudante, visando a construção de um planejamento pautado na eliminação de possíveis barreiras. Os resultados apontam que o plano de aula inclusivo realizado de forma colaborativa revela-se como estratégia viável e pode vir a gerar um melhor planejamento da aula, contemplando as especificidades de aprendizagem de estudantes público-alvo da educação especial. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2021 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25409 |
work_keys_str_mv |
AT lidianepereiradasilva planodeaulacolaborativoumapropostanocontextodaeducacaoinclusiva AT flaviaroldanviana planodeaulacolaborativoumapropostanocontextodaeducacaoinclusiva |
_version_ |
1766683745328300032 |