PLANO DE AULA COLABORATIVO: UMA PROPOSTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O presente artigo tem como objetivo a analisar o planejamento da aula, a partir da proposta de um plano de aula inclusivo colaborativo, discutindo um dos aspectos da prática docente que é o planejamento da aula numa perspectiva inclusiva. O estudo de caráter exploratório, descritivo com abordagem qu...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25409 |
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Resumo: | O presente artigo tem como objetivo a analisar o planejamento da aula, a partir da proposta de um plano de aula inclusivo colaborativo, discutindo um dos aspectos da prática docente que é o planejamento da aula numa perspectiva inclusiva. O estudo de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, partiu da análise de um relato de experiência de alunos das disciplinas de Didática e Estágios Supervisionados III e IV, com graduandos e bolsistas do Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP). A coleta de dados se deu através de anotações feitas em um diário de campo e o plano de aula inclusivo foi desenvolvido de forma colaborativa no âmbito das disciplinas supracitadas através do Google Docs, por permitir editar o plano de forma compartilhada online e/ou offline. Para sua elaboração, foram identificadas as dificuldades e potencialidades de aprendizagem escolar de cada estudante, visando a construção de um planejamento pautado na eliminação de possíveis barreiras. Os resultados apontam que o plano de aula inclusivo realizado de forma colaborativa revela-se como estratégia viável e pode vir a gerar um melhor planejamento da aula, contemplando as especificidades de aprendizagem de estudantes público-alvo da educação especial. |
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