O filósofo analfabeto contra a “alma vestida” da alienação acadêmica

In the allegorical articulation between Álvaro Vieira Pinto's “illiterate philosopher” and Fernando Pessoa's “clothed soul”, as an expression of alienation, the study on the curricular matrix of eight Philosophy courses at Federal Universities in the Southern Region of Brazil is systematiz...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Britto Corrêa, Marcos, Soares Ferreira, Liliana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/25121
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-25121
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-251212021-08-24T12:54:11Z O filósofo analfabeto contra a “alma vestida” da alienação acadêmica Britto Corrêa, Marcos Soares Ferreira, Liliana Curso de filosofia Alienação Universidade Crítica Trabalho pedagógico Philosophy course Alienation. University Criticism Pedagogical word Curso de filosofia Alienación Universidad Crítica Trabalho pedagogico In the allegorical articulation between Álvaro Vieira Pinto's “illiterate philosopher” and Fernando Pessoa's “clothed soul”, as an expression of alienation, the study on the curricular matrix of eight Philosophy courses at Federal Universities in the Southern Region of Brazil is systematized. The study was guided by materialistic dialectical analysis, implying the approximation with the phenomenon, production of data analysis and synthesis. The documents represent the conditioning factor that expresses Philosophy as a hegemonic product of the European continent, being a kind of demonstration of the “clothed soul” that makes Brazilian students averse to knowing their reality. Throughout the text, arguments in favor of criticism are presented, based on the totality in which the country is inserted. In this sense, Philosophy is strengthened against academic alienation, based, therefore, on the intention of knowing and producing the resolution of concrete problems of the people of which the Philosophy student is a part. En la articulación alegórica entre el “filósofo analfabeto” de Álvaro Vieira Pinto y el “alma vestida” de Fernando Pessoa, como expresión de alienación, se sistematiza el estudio de la matriz curricular de 8 cursos de Filosofía en Universidades Federales de la Región Sur de Brasil. Este estudio estuvo guiado por una análisis dialéctico materialista, que implica la aproximación con el fenómeno, la producción de análisis y la síntesis de datos. Los documentos representan el condicionante que expresa la Filosofía como producto hegemónico del continente europeo, siendo una especie de demostración del “alma vestida” que hace que los estudiantes brasileños sean reacios a conocer su realidad. Se presentan argumentos a favor de la crítica, basados en la totalidad en la que se inserta el país. Así, la Filosofía se fortalece en contra la alienación académica, basada, en la intención de conocer y producir  resoluciones de problemas concretos de la población. Na articulação alegórica entre o “filósofo analfabeto” de Álvaro Vieira Pinto e a “alma vestida” de Fernando Pessoa, como expressão da alienação, sistematiza-se o estudo sobre a matriz curricular de 8 cursos de Filosofia das Universidades Federais da Região Sul do Brasil. O estudo orientou-se pela análise dialética materialista, implicando na aproximação com o fenômeno, produção da análise dos dados e síntese. Os documentos representam o condicionante que expressa a Filosofia como produto hegemônico do continente europeu, sendo uma espécie de demonstração da “alma vestida” que forma os estudantes brasileiros avessos a conhecer sua realidade. Ao longo do texto é apresentada argumentação em favor da crítica, tendo por base a totalidade em que o país está inserido. Neste sentido se potencializa a Filosofia contra a alienação acadêmica, fundamentada, portanto, na intenção de conhecer e produzir a resolução de problemas concretos do povo do qual o estudante de Filosofia é parte. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-08-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/25121 Revista Educação em Questão; v. 59 n. 60 (2021): abr./jun. 2021 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2021v59n60 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/25121/14581 Copyright (c) 2021 Revista Educação em Questão
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Britto Corrêa, Marcos
Soares Ferreira, Liliana
spellingShingle Britto Corrêa, Marcos
Soares Ferreira, Liliana
O filósofo analfabeto contra a “alma vestida” da alienação acadêmica
author_facet Britto Corrêa, Marcos
Soares Ferreira, Liliana
author_sort Britto Corrêa, Marcos
title O filósofo analfabeto contra a “alma vestida” da alienação acadêmica
title_short O filósofo analfabeto contra a “alma vestida” da alienação acadêmica
title_full O filósofo analfabeto contra a “alma vestida” da alienação acadêmica
title_fullStr O filósofo analfabeto contra a “alma vestida” da alienação acadêmica
title_full_unstemmed O filósofo analfabeto contra a “alma vestida” da alienação acadêmica
title_sort o filósofo analfabeto contra a “alma vestida” da alienação acadêmica
description In the allegorical articulation between Álvaro Vieira Pinto's “illiterate philosopher” and Fernando Pessoa's “clothed soul”, as an expression of alienation, the study on the curricular matrix of eight Philosophy courses at Federal Universities in the Southern Region of Brazil is systematized. The study was guided by materialistic dialectical analysis, implying the approximation with the phenomenon, production of data analysis and synthesis. The documents represent the conditioning factor that expresses Philosophy as a hegemonic product of the European continent, being a kind of demonstration of the “clothed soul” that makes Brazilian students averse to knowing their reality. Throughout the text, arguments in favor of criticism are presented, based on the totality in which the country is inserted. In this sense, Philosophy is strengthened against academic alienation, based, therefore, on the intention of knowing and producing the resolution of concrete problems of the people of which the Philosophy student is a part.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/25121
work_keys_str_mv AT brittocorreamarcos ofilosofoanalfabetocontraaalmavestidadaalienacaoacademica
AT soaresferreiraliliana ofilosofoanalfabetocontraaalmavestidadaalienacaoacademica
_version_ 1766682793097560064