Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation
Este estudo realiza diagnóstico quantitativo do atendimento aos alunos com necessidades especiais na rede pública de ensino do Rio de Janeiro. As questões do estudo foram avaliar se há relação entre IDH-M e IDEB e a atenção que as escolas dedicam aos alunos, e avaliar se há variação nessa atenção de...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/24221 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-24221 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-242212021-08-24T12:54:26Z Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation La asistencia a estudiantes con necesidades educativas especiales en Río de Janeiro: diagnóstico de la situación Atendimento aos alunos com necessidades especiais no Rio de Janeiro: diagnóstico da situação Madeira Di Beneditto, Ana Paula Abreu Pestana, Inácio Educação especial Atendimento educacional especializado ? AEE Necessidades educacionais especiais ? NEE Escolas públicas. Special education Specialized educational assistance Special educational needs Public schools Educación especial Asistencia educativa especializada (AEE) Necesidades educativas especiales (NEE) Escuelas públicas Este estudo realiza diagnóstico quantitativo do atendimento aos alunos com necessidades especiais na rede pública de ensino do Rio de Janeiro. As questões do estudo foram avaliar se há relação entre IDH-M e IDEB e a atenção que as escolas dedicam aos alunos, e avaliar se há variação nessa atenção devido à localização ou número de habitantes do município. A medida de atenção foi a densidade de alunos por sala de atendimento educacional especializado – AEE. O IDH-M e o IDEB não explicaram o grau de atenção aos alunos (R² < 0,01; p > 0,34). Ao se agrupar os municípios por Região de Governo e número de habitantes não houve diferença significativa (p > 0,05). Os resultados indicaram superlotação das salas de AEE na maioria dos casos (? 25 alunos). Sugere-se a utilização de dados do Censo Escolar e Censo Demográfico para projetar a necessidade futura de AEE de cada município. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-08-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/24221 Revista Educação em Questão; v. 59 n. 60 (2021): abr./jun. 2021 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2021v59n60 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/24221/14576 Copyright (c) 2021 Revista Educação em Questão |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Madeira Di Beneditto, Ana Paula Abreu Pestana, Inácio |
spellingShingle |
Madeira Di Beneditto, Ana Paula Abreu Pestana, Inácio Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation |
author_facet |
Madeira Di Beneditto, Ana Paula Abreu Pestana, Inácio |
author_sort |
Madeira Di Beneditto, Ana Paula |
title |
Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation |
title_short |
Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation |
title_full |
Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation |
title_fullStr |
Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation |
title_full_unstemmed |
Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation |
title_sort |
assistance to students with special educational needs in rio de janeiro: diagnosis of the situation |
description |
Este estudo realiza diagnóstico quantitativo do atendimento aos alunos com necessidades especiais na rede pública de ensino do Rio de Janeiro. As questões do estudo foram avaliar se há relação entre IDH-M e IDEB e a atenção que as escolas dedicam aos alunos, e avaliar se há variação nessa atenção devido à localização ou número de habitantes do município. A medida de atenção foi a densidade de alunos por sala de atendimento educacional especializado – AEE. O IDH-M e o IDEB não explicaram o grau de atenção aos alunos (R² < 0,01; p > 0,34). Ao se agrupar os municípios por Região de Governo e número de habitantes não houve diferença significativa (p > 0,05). Os resultados indicaram superlotação das salas de AEE na maioria dos casos (? 25 alunos). Sugere-se a utilização de dados do Censo Escolar e Censo Demográfico para projetar a necessidade futura de AEE de cada município. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2021 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/24221 |
work_keys_str_mv |
AT madeiradibenedittoanapaula assistancetostudentswithspecialeducationalneedsinriodejaneirodiagnosisofthesituation AT abreupestanainacio assistancetostudentswithspecialeducationalneedsinriodejaneirodiagnosisofthesituation AT madeiradibenedittoanapaula laasistenciaaestudiantesconnecesidadeseducativasespecialesenriodejaneirodiagnosticodelasituacion AT abreupestanainacio laasistenciaaestudiantesconnecesidadeseducativasespecialesenriodejaneirodiagnosticodelasituacion AT madeiradibenedittoanapaula atendimentoaosalunoscomnecessidadesespeciaisnoriodejaneirodiagnosticodasituacao AT abreupestanainacio atendimentoaosalunoscomnecessidadesespeciaisnoriodejaneirodiagnosticodasituacao |
_version_ |
1766682789276549120 |