Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation

Este estudo realiza diagnóstico quantitativo do atendimento aos alunos com necessidades especiais na rede pública de ensino do Rio de Janeiro. As questões do estudo foram avaliar se há relação entre IDH-M e IDEB e a atenção que as escolas dedicam aos alunos, e avaliar se há variação nessa atenção de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Madeira Di Beneditto, Ana Paula, Abreu Pestana, Inácio
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/24221
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-24221
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-242212021-08-24T12:54:26Z Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation La asistencia a estudiantes con necesidades educativas especiales en Río de Janeiro: diagnóstico de la situación Atendimento aos alunos com necessidades especiais no Rio de Janeiro: diagnóstico da situação Madeira Di Beneditto, Ana Paula Abreu Pestana, Inácio Educação especial Atendimento educacional especializado ? AEE Necessidades educacionais especiais ? NEE Escolas públicas. Special education Specialized educational assistance Special educational needs Public schools Educación especial Asistencia educativa especializada (AEE) Necesidades educativas especiales (NEE) Escuelas públicas Este estudo realiza diagnóstico quantitativo do atendimento aos alunos com necessidades especiais na rede pública de ensino do Rio de Janeiro. As questões do estudo foram avaliar se há relação entre IDH-M e IDEB e a atenção que as escolas dedicam aos alunos, e avaliar se há variação nessa atenção devido à localização ou número de habitantes do município. A medida de atenção foi a densidade de alunos por sala de atendimento educacional especializado – AEE. O IDH-M e o IDEB não explicaram o grau de atenção aos alunos (R² < 0,01; p > 0,34). Ao se agrupar os municípios por Região de Governo e número de habitantes não houve diferença significativa (p > 0,05). Os resultados indicaram superlotação das salas de AEE na maioria dos casos (? 25 alunos). Sugere-se a utilização de dados do Censo Escolar e Censo Demográfico para projetar a necessidade futura de AEE de cada município. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-08-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/24221 Revista Educação em Questão; v. 59 n. 60 (2021): abr./jun. 2021 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2021v59n60 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/24221/14576 Copyright (c) 2021 Revista Educação em Questão
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Madeira Di Beneditto, Ana Paula
Abreu Pestana, Inácio
spellingShingle Madeira Di Beneditto, Ana Paula
Abreu Pestana, Inácio
Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation
author_facet Madeira Di Beneditto, Ana Paula
Abreu Pestana, Inácio
author_sort Madeira Di Beneditto, Ana Paula
title Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation
title_short Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation
title_full Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation
title_fullStr Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation
title_full_unstemmed Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation
title_sort assistance to students with special educational needs in rio de janeiro: diagnosis of the situation
description Este estudo realiza diagnóstico quantitativo do atendimento aos alunos com necessidades especiais na rede pública de ensino do Rio de Janeiro. As questões do estudo foram avaliar se há relação entre IDH-M e IDEB e a atenção que as escolas dedicam aos alunos, e avaliar se há variação nessa atenção devido à localização ou número de habitantes do município. A medida de atenção foi a densidade de alunos por sala de atendimento educacional especializado – AEE. O IDH-M e o IDEB não explicaram o grau de atenção aos alunos (R² < 0,01; p > 0,34). Ao se agrupar os municípios por Região de Governo e número de habitantes não houve diferença significativa (p > 0,05). Os resultados indicaram superlotação das salas de AEE na maioria dos casos (? 25 alunos). Sugere-se a utilização de dados do Censo Escolar e Censo Demográfico para projetar a necessidade futura de AEE de cada município.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/24221
work_keys_str_mv AT madeiradibenedittoanapaula assistancetostudentswithspecialeducationalneedsinriodejaneirodiagnosisofthesituation
AT abreupestanainacio assistancetostudentswithspecialeducationalneedsinriodejaneirodiagnosisofthesituation
AT madeiradibenedittoanapaula laasistenciaaestudiantesconnecesidadeseducativasespecialesenriodejaneirodiagnosticodelasituacion
AT abreupestanainacio laasistenciaaestudiantesconnecesidadeseducativasespecialesenriodejaneirodiagnosticodelasituacion
AT madeiradibenedittoanapaula atendimentoaosalunoscomnecessidadesespeciaisnoriodejaneirodiagnosticodasituacao
AT abreupestanainacio atendimentoaosalunoscomnecessidadesespeciaisnoriodejaneirodiagnosticodasituacao
_version_ 1766682789276549120