Assistance to students with special educational needs in Rio de Janeiro: diagnosis of the situation

Este estudo realiza diagnóstico quantitativo do atendimento aos alunos com necessidades especiais na rede pública de ensino do Rio de Janeiro. As questões do estudo foram avaliar se há relação entre IDH-M e IDEB e a atenção que as escolas dedicam aos alunos, e avaliar se há variação nessa atenção de...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Madeira Di Beneditto, Ana Paula, Abreu Pestana, Inácio
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/24221
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Descrição
Resumo:Este estudo realiza diagnóstico quantitativo do atendimento aos alunos com necessidades especiais na rede pública de ensino do Rio de Janeiro. As questões do estudo foram avaliar se há relação entre IDH-M e IDEB e a atenção que as escolas dedicam aos alunos, e avaliar se há variação nessa atenção devido à localização ou número de habitantes do município. A medida de atenção foi a densidade de alunos por sala de atendimento educacional especializado – AEE. O IDH-M e o IDEB não explicaram o grau de atenção aos alunos (R² < 0,01; p > 0,34). Ao se agrupar os municípios por Região de Governo e número de habitantes não houve diferença significativa (p > 0,05). Os resultados indicaram superlotação das salas de AEE na maioria dos casos (? 25 alunos). Sugere-se a utilização de dados do Censo Escolar e Censo Demográfico para projetar a necessidade futura de AEE de cada município.