As famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum

The text aims to discuss the role of families and the fight for the right to learn of students of special education in ordinary schools. The study is a qualitative investigation that has been devoted to discuss the right to learn of these students. For this discussion, we based on the Critical Theor...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ferrari de Melo, Douglas Christian, Caetano Mafezoni, Andressa
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/24072
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-24072
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-240722021-08-24T12:54:34Z As famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum Ferrari de Melo, Douglas Christian Caetano Mafezoni, Andressa Direito de aprender Famílias Educação especial Educação inclusiva Right to learn Families Special education Inclusive education Derecho a aprender Familias Educación especial Educación inclusiva The text aims to discuss the role of families and the fight for the right to learn of students of special education in ordinary schools. The study is a qualitative investigation that has been devoted to discuss the right to learn of these students. For this discussion, we based on the Critical Theory of Human Rights constructed by Flores (1985, 2008, 2010, 2011). For data production, we carried out a focal group technique in a forum, composed of parents of students enrolled in different municipals schools of the Metropolitan Region of Grande Vitória/ES. The analysis indicates that the realization of the right to learn passes through the interconnection with other rights, while the process of struggle of families advances in guaranteeing the right to education of children when they are no longer invisible to school.     El texto tiene como objetivo, discutir el papel de las familias y la lucha por el derecho de los estudiantes de la educación especial al aprendizaje dentro de las escuelas ordinarias. El estudio es cualitativo y para esta discusión, nos basamos en la Teoría Crítica de los Derechos Humanos, construida por Flores (1985, 2008, 2010, 2011). Para la obtención de los datos, realizamos la técnica de grupo focal en un foro, compuesto por padres de alumnos matriculados en diferentes escuelas de un municipio de la Región Metropolitana de la Grande Vitória/ES. El análisis indica que la consolidación del derecho a aprender necesita de la interconexión con otros derechos, mientras que avanza el proceso de lucha de las familias para garantizar el derecho a la educación de los niños, cuando ellos ya no son invisibles para la escuela.     O texto tem como objetivo discutir a atuação das famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum. O estudo é de natureza qualitativa, que tem se dedicado a discutir direito de aprender desses estudantes. Para essa discussão, nos fundamentamos na Teoria Crítica dos Direitos Humanos construída por Flores (1985, 2008, 2010, 2011). Para a produção de dados, realizamos a técnica do grupo focal em um fórum, composto por pais de estudantes matriculados em diferentes escolas de um município da Região Metropolitana da Grande Vitória/ES. A análise indica que a efetivação do direito de aprender passa pela interligação com outros direitos, ao passo que o processo de luta das famílias avança na garantia ao direito à educação dos filhos quando deixam de ser invisíveis para a escola.     Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-08-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/24072 Revista Educação em Questão; v. 59 n. 60 (2021): abr./jun. 2021 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2021v59n60 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/24072/14574 Copyright (c) 2021 Revista Educação em Questão
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Ferrari de Melo, Douglas Christian
Caetano Mafezoni, Andressa
spellingShingle Ferrari de Melo, Douglas Christian
Caetano Mafezoni, Andressa
As famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum
author_facet Ferrari de Melo, Douglas Christian
Caetano Mafezoni, Andressa
author_sort Ferrari de Melo, Douglas Christian
title As famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum
title_short As famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum
title_full As famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum
title_fullStr As famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum
title_full_unstemmed As famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum
title_sort as famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum
description The text aims to discuss the role of families and the fight for the right to learn of students of special education in ordinary schools. The study is a qualitative investigation that has been devoted to discuss the right to learn of these students. For this discussion, we based on the Critical Theory of Human Rights constructed by Flores (1985, 2008, 2010, 2011). For data production, we carried out a focal group technique in a forum, composed of parents of students enrolled in different municipals schools of the Metropolitan Region of Grande Vitória/ES. The analysis indicates that the realization of the right to learn passes through the interconnection with other rights, while the process of struggle of families advances in guaranteeing the right to education of children when they are no longer invisible to school.    
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/24072
work_keys_str_mv AT ferraridemelodouglaschristian asfamiliasealutapelodireitodeaprenderdosestudantesdaeducacaoespecialnaescolacomum
AT caetanomafezoniandressa asfamiliasealutapelodireitodeaprenderdosestudantesdaeducacaoespecialnaescolacomum
_version_ 1766682789086756864