Práticas de letramento, tecnologias digitais e gêneros discursivos no ensino médio técnico

Although they are a concept discussed since the 1990s in the Brazilian academic area, literacy practices (BARTON, 2007) have not been very prominent in Portuguese language classrooms, even though they have been emphasized since the PCN, for over twenty years. Linked to this issue is the curricular a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Batista Júnior, José Ribamar Lopes, Peixoto, Gercivaldo Vale, Lima-Neto, Vicente
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/23943
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-23943
record_format ojs
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Batista Júnior, José Ribamar Lopes
Peixoto, Gercivaldo Vale
Lima-Neto, Vicente
spellingShingle Batista Júnior, José Ribamar Lopes
Peixoto, Gercivaldo Vale
Lima-Neto, Vicente
Práticas de letramento, tecnologias digitais e gêneros discursivos no ensino médio técnico
author_facet Batista Júnior, José Ribamar Lopes
Peixoto, Gercivaldo Vale
Lima-Neto, Vicente
author_sort Batista Júnior, José Ribamar Lopes
title Práticas de letramento, tecnologias digitais e gêneros discursivos no ensino médio técnico
title_short Práticas de letramento, tecnologias digitais e gêneros discursivos no ensino médio técnico
title_full Práticas de letramento, tecnologias digitais e gêneros discursivos no ensino médio técnico
title_fullStr Práticas de letramento, tecnologias digitais e gêneros discursivos no ensino médio técnico
title_full_unstemmed Práticas de letramento, tecnologias digitais e gêneros discursivos no ensino médio técnico
title_sort práticas de letramento, tecnologias digitais e gêneros discursivos no ensino médio técnico
description Although they are a concept discussed since the 1990s in the Brazilian academic area, literacy practices (BARTON, 2007) have not been very prominent in Portuguese language classrooms, even though they have been emphasized since the PCN, for over twenty years. Linked to this issue is the curricular and pedagogical inefficiency of the use of digital technologies at school, which still insists on remaining more traditional and marginalizing technologies that are used every day by basic education students (COSCARELLI, 2016; RIBEIRO 2016). It is on this theme that this experience report, of a descriptive and interpretative nature, focuses, which aims to present how the Laboratório de Leitura e Produção Textual of the Colégio Técnico de Floriano/UFPI has developed literacy projects involving digital technologies in proposals for reading and textual production, in order to enhance the youth role. Methodologically, we selected two specific projects, entitled “Quer Que Eu Desenhe?” and “Cais Cultural”, both involving the use of technologies. The results point to an increase in oral and written language skills, improvement in the use of digital technologies and a good development of social skills.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/23943
work_keys_str_mv AT batistajuniorjoseribamarlopes praticasdeletramentotecnologiasdigitaisegenerosdiscursivosnoensinomediotecnico
AT peixotogercivaldovale praticasdeletramentotecnologiasdigitaisegenerosdiscursivosnoensinomediotecnico
AT limanetovicente praticasdeletramentotecnologiasdigitaisegenerosdiscursivosnoensinomediotecnico
_version_ 1766683430599262208
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-239432021-12-29T14:35:18Z Práticas de letramento, tecnologias digitais e gêneros discursivos no ensino médio técnico Batista Júnior, José Ribamar Lopes Peixoto, Gercivaldo Vale Lima-Neto, Vicente Although they are a concept discussed since the 1990s in the Brazilian academic area, literacy practices (BARTON, 2007) have not been very prominent in Portuguese language classrooms, even though they have been emphasized since the PCN, for over twenty years. Linked to this issue is the curricular and pedagogical inefficiency of the use of digital technologies at school, which still insists on remaining more traditional and marginalizing technologies that are used every day by basic education students (COSCARELLI, 2016; RIBEIRO 2016). It is on this theme that this experience report, of a descriptive and interpretative nature, focuses, which aims to present how the Laboratório de Leitura e Produção Textual of the Colégio Técnico de Floriano/UFPI has developed literacy projects involving digital technologies in proposals for reading and textual production, in order to enhance the youth role. Methodologically, we selected two specific projects, entitled “Quer Que Eu Desenhe?” and “Cais Cultural”, both involving the use of technologies. The results point to an increase in oral and written language skills, improvement in the use of digital technologies and a good development of social skills. Aunque son un concepto discutido desde la década de 1990 en el área académica brasileña, las prácticas de alfabetización (BARTON, 2007) no han sido muy prominentes en las aulas de lengua portuguesa, aunque se han enfatizado desde el PCN, durante más de veinte años. Vinculado a este tema está la ineficiencia curricular y pedagógica del uso de las tecnologías digitales en la escuela, que aún insiste en seguir siendo tecnologías más tradicionales y marginales que son utilizadas cada día por los estudiantes de educación básica (COSCARELLI, 2016; RIBEIRO 2016). Es sobre este tema que se enfoca este relato de experiencia, de carácter descriptivo e interpretativo, que tiene como objetivo presentar cómo el Laboratório de Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano/UFPI ha desarrollado proyectos de alfabetización involucrando tecnologías digitales en propuestas de lectura. y producción textual, con el fin de potenciar el papel de la juventud. Metodológicamente, seleccionamos dos proyectos específicos, titulados "¿Quer que eu desenhe?” e “Cais Cultural”, ambos relacionados con el uso de tecnologías. Los resultados apuntan a un aumento de las habilidades del lenguaje oral y escrito, una mejora en el uso de tecnologías digitales y un buen desarrollo de las habilidades sociales. Embora sejam um conceito discutido desde a década de 1990 na área acadêmica brasileira, as práticas de letramento (BARTON, 2007) não têm tido grande destaque nas salas de aula de língua portuguesa, mesmo sendo enfatizadas desde os PCN, há mais de vinte anos. Atrelada a esta questão, está a ineficiência curricular e pedagógica do uso de tecnologias digitais na escola, que ainda insiste em se manter mais tradicional e marginalizar tecnologias que são utilizadas todo dia pelos alunos da educação básica (COSCARELLI, 2016; RIBEIRO 2016). É sobre essa temática que este relato de experiência, de natureza descritiva e interpretativa, se debruça, o qual objetiva-se apresentar como o Laboratório de Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano/UFPI tem desenvolvido projetos de letramento que envolvem tecnologias digitais em propostas de leitura e produção textual, com o fim de enaltecer o protagonismo juvenil. Metodologicamente, selecionamos dois projetos específicos, intitulados “Quer que eu desenhe?” e “Cais Cultural”, ambos envolvendo o uso de tecnologias. Os resultados apontam para um aumento das capacidades linguísticas orais e escritas, melhoria no uso de tecnologias digitais e um bom desenvolvimento de habilidades de convivência social. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-03-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/23943 Revista do GELNE; v. 23 n. 1 (2021); 185-200 2236-0883 10.21680/1517-7874.2021v23n1 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/23943/13868 Copyright (c) 2021 Revista do GELNE