Determinantes da competitividade em destinos turísticos: um estudo sobre a cidade de Fortaleza

O objetivo deste estudo é analisar a competitividade do destino turístico conforme os dados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional. A pesquisa é caracterizada como exploratória, descritivo-explicativa. A metodologia, de natureza quantitativa, analisa os dados submetendo-os a testes estatís...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pessoa Martinz, José, Gadotti dos Anjos, Sara Joana, Lisboa Sohn, Ana Paula
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/23926
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Descrição
Resumo:O objetivo deste estudo é analisar a competitividade do destino turístico conforme os dados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional. A pesquisa é caracterizada como exploratória, descritivo-explicativa. A metodologia, de natureza quantitativa, analisa os dados submetendo-os a testes estatísticos não-paramétricos para comparação e rankeamento dos destinos. Os resultados mostram que o destino turístico Fortaleza ocupa a 4ª posição no índice geral de competitividade. Observou-se em Fortaleza pontos fortes e fracos em relação a outros destinos turísticos localizados no nordeste do Brasil. Pode-se notar que suas principais forças estão ligadas aos indicadores de competitividade:  acesso (2º colocado), infraestrutura turística (3ª colocação) e economia local (3º colocado). E, as fragilidades relacionadas aos indicadores: serviços (5º lugar); marketing (6ª posição); capacidade empresarial (6ª posição) e, aspectos ambientais (8ª posição).