TRACKS FOR SUPPORT WORK IN THE “SYPHILIS NO” PROJECT: PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”

Desenvolver o papel do Apoiador de Pesquisa e Intervenção no Projeto “Sífilis Não” nos municípios prioritários, partiu do reconhecimento inicial de alguns desafios e potencialidades. Entre os desafios a necessidade de cartografar os territórios, transpor os limites territoriais e de construir a per...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Priamo, Vania, Campos dos Santos, Sofia, Soares dos Santos, Jamile
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extenção (PROEX)
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/23887
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-23887
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-238872021-06-09T18:36:57Z TRACKS FOR SUPPORT WORK IN THE “SYPHILIS NO” PROJECT: PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO” PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”: PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO” Priamo, Vania Campos dos Santos, Sofia Soares dos Santos, Jamile Desenvolver o papel do Apoiador de Pesquisa e Intervenção no Projeto “Sífilis Não” nos municípios prioritários, partiu do reconhecimento inicial de alguns desafios e potencialidades. Entre os desafios a necessidade de cartografar os territórios, transpor os limites territoriais e de construir a perspectiva do trabalho de maneira integrada, mesmo que em municípios distintos. Entre as potencialidades, se destaca a identificação do perfil profissional das apoiadoras, incluindo as experiências e vivências que cada uma trouxe em sua bagagem. Esse reconhecimento inicial foi estruturante para as ações e estratégias desenvolvidas a partir do projeto. Este relato trata de uma narrativa que partiu da reflexão da trajetória da construção da modelagem do apoio de pesquisa e intervenção no Projeto “Sífilis Não”. Sendo a narrativa um método que busca “uma forma de entender a experiência” de maneira colaborativa entre o pesquisador e o pesquisado. Para tanto, foi realizado um resgate conceitual, analisada a trajetória e levantadas as pistas que contribuem com o desenvolvimento desta modelagem de apoio, como: a realização de cartografia; o reconhecimento de atores estratégicos; a apresentação do projeto no território; o desenvolvimento de ações de forma planejada; o reconhecimento de que o apoio é uma estratégia que mobiliza e articula; e a compreensão de que a sustentabilidade das ações não deve depender da presença exclusiva do apoiador. A narrativa está organizada em ciclos cronológicos, que dialogam entre si, para melhor compreensão da revelação as pistas. Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extenção (PROEX) 2021-06-08 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Premiado application/pdf https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/23887 Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde - ISSN:2236-1103; v. 10 n. 4 (2020): A SÍFILIS NO BRASIL: UMA DOENÇA NEGLIGENCIADA QUE ENTROU NA AGENDA DA GESTÃO PÚBLICA EM SAÚDE; 11 2236-1103 10.18816/r-bits.v10i4 por https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/23887/14267 Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde - ISSN:2236-1103
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Priamo, Vania
Campos dos Santos, Sofia
Soares dos Santos, Jamile
spellingShingle Priamo, Vania
Campos dos Santos, Sofia
Soares dos Santos, Jamile
TRACKS FOR SUPPORT WORK IN THE “SYPHILIS NO” PROJECT: PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”
author_facet Priamo, Vania
Campos dos Santos, Sofia
Soares dos Santos, Jamile
author_sort Priamo, Vania
title TRACKS FOR SUPPORT WORK IN THE “SYPHILIS NO” PROJECT: PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”
title_short TRACKS FOR SUPPORT WORK IN THE “SYPHILIS NO” PROJECT: PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”
title_full TRACKS FOR SUPPORT WORK IN THE “SYPHILIS NO” PROJECT: PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”
title_fullStr TRACKS FOR SUPPORT WORK IN THE “SYPHILIS NO” PROJECT: PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”
title_full_unstemmed TRACKS FOR SUPPORT WORK IN THE “SYPHILIS NO” PROJECT: PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”
title_sort tracks for support work in the “syphilis no” project: pistas para o trabalho do apoio no projeto “sífilis não”
description Desenvolver o papel do Apoiador de Pesquisa e Intervenção no Projeto “Sífilis Não” nos municípios prioritários, partiu do reconhecimento inicial de alguns desafios e potencialidades. Entre os desafios a necessidade de cartografar os territórios, transpor os limites territoriais e de construir a perspectiva do trabalho de maneira integrada, mesmo que em municípios distintos. Entre as potencialidades, se destaca a identificação do perfil profissional das apoiadoras, incluindo as experiências e vivências que cada uma trouxe em sua bagagem. Esse reconhecimento inicial foi estruturante para as ações e estratégias desenvolvidas a partir do projeto. Este relato trata de uma narrativa que partiu da reflexão da trajetória da construção da modelagem do apoio de pesquisa e intervenção no Projeto “Sífilis Não”. Sendo a narrativa um método que busca “uma forma de entender a experiência” de maneira colaborativa entre o pesquisador e o pesquisado. Para tanto, foi realizado um resgate conceitual, analisada a trajetória e levantadas as pistas que contribuem com o desenvolvimento desta modelagem de apoio, como: a realização de cartografia; o reconhecimento de atores estratégicos; a apresentação do projeto no território; o desenvolvimento de ações de forma planejada; o reconhecimento de que o apoio é uma estratégia que mobiliza e articula; e a compreensão de que a sustentabilidade das ações não deve depender da presença exclusiva do apoiador. A narrativa está organizada em ciclos cronológicos, que dialogam entre si, para melhor compreensão da revelação as pistas.
publisher Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extenção (PROEX)
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/23887
work_keys_str_mv AT priamovania tracksforsupportworkinthesyphilisnoprojectpistasparaotrabalhodoapoionoprojetosifilisnao
AT camposdossantossofia tracksforsupportworkinthesyphilisnoprojectpistasparaotrabalhodoapoionoprojetosifilisnao
AT soaresdossantosjamile tracksforsupportworkinthesyphilisnoprojectpistasparaotrabalhodoapoionoprojetosifilisnao
AT priamovania pistasparaotrabalhodoapoionoprojetosifilisnaopistasparaotrabalhodoapoionoprojetosifilisnao
AT camposdossantossofia pistasparaotrabalhodoapoionoprojetosifilisnaopistasparaotrabalhodoapoionoprojetosifilisnao
AT soaresdossantosjamile pistasparaotrabalhodoapoionoprojetosifilisnaopistasparaotrabalhodoapoionoprojetosifilisnao
_version_ 1766682196587839488