COLABORAÇÃO REMOTA NO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM UM CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL

Durante a pandemia da COVID19, tivemos de aprender a ensinar e a colaborar remotamente. Isso se mostrou particularmente desafiador no caso das disciplinas de projeto de Arquitetura e Urbanismo, em que tipicamente os alunos interagem em um grande atelier. Mas a colaboração remota em projetos não é um...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Celani, Gabriela
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23866
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-23866
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-238662021-08-25T12:05:00Z COLABORAÇÃO REMOTA NO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM UM CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL Celani, Gabriela Ensino de Projeto; Ensino Remoto; Colaboração Durante a pandemia da COVID19, tivemos de aprender a ensinar e a colaborar remotamente. Isso se mostrou particularmente desafiador no caso das disciplinas de projeto de Arquitetura e Urbanismo, em que tipicamente os alunos interagem em um grande atelier. Mas a colaboração remota em projetos não é um assunto novo. Desde o final dos anos 1990, já havia um interesse em aprofundar este método, tendo como motivação a internacionalização do ensino e do trabalho dos arquitetos, ampliando seus horizontes e sua visão de mundo. Neste artigo, são relatadas primeiramente algumas dessas primeiras experiências e, em seguida, a experiência da própria autora no ensino remoto em 2020. Espera-se que este relato contribua com um novo olhar para esta situação forçada - e muitas vezes incômoda - que estamos vivenciando, mas que pode ter alguns aspectos positivos que poderão ser mantidos no futuro. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-01-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares ou convidado (conforme edição) Texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23866 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 6 n. 1 (2021): Edição de Janeiro de 2021; 163-167 2448-296X 10.21680/2448-296X.2021v6n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23866/13752 Copyright (c) 2021 Gabriela Celani
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Celani, Gabriela
spellingShingle Celani, Gabriela
COLABORAÇÃO REMOTA NO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM UM CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL
author_facet Celani, Gabriela
author_sort Celani, Gabriela
title COLABORAÇÃO REMOTA NO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM UM CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL
title_short COLABORAÇÃO REMOTA NO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM UM CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL
title_full COLABORAÇÃO REMOTA NO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM UM CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL
title_fullStr COLABORAÇÃO REMOTA NO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM UM CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL
title_full_unstemmed COLABORAÇÃO REMOTA NO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM UM CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL
title_sort colaboração remota no projeto de arquitetura e urbanismo em um contexto de isolamento social
description Durante a pandemia da COVID19, tivemos de aprender a ensinar e a colaborar remotamente. Isso se mostrou particularmente desafiador no caso das disciplinas de projeto de Arquitetura e Urbanismo, em que tipicamente os alunos interagem em um grande atelier. Mas a colaboração remota em projetos não é um assunto novo. Desde o final dos anos 1990, já havia um interesse em aprofundar este método, tendo como motivação a internacionalização do ensino e do trabalho dos arquitetos, ampliando seus horizontes e sua visão de mundo. Neste artigo, são relatadas primeiramente algumas dessas primeiras experiências e, em seguida, a experiência da própria autora no ensino remoto em 2020. Espera-se que este relato contribua com um novo olhar para esta situação forçada - e muitas vezes incômoda - que estamos vivenciando, mas que pode ter alguns aspectos positivos que poderão ser mantidos no futuro.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23866
work_keys_str_mv AT celanigabriela colaboracaoremotanoprojetodearquiteturaeurbanismoemumcontextodeisolamentosocial
_version_ 1766683631030370304