Análise da distribuição espacial e qualificação da oferta de hospedagem em Anápolis (Goiás/Brasil): Analysis of spatial distribution and qualification of the hosting offer in Anápolis (Goiás/Brazil)

Anápolis constitui-se como centro de crescente fluxo de mercadorias, pessoas e informações, tendo potencialidade para promover elementos locais como atrativos turísticos, o que implica investimento na oferta turística.  O presente artigo tem como principal objetivo a análise da distribuição...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Gomes Godinho, Rangel, Gomes Pereira, Maria Eduarda, Costa da Vitória Cotrim, Luiz Gustavo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/23811
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Descrição
Resumo:Anápolis constitui-se como centro de crescente fluxo de mercadorias, pessoas e informações, tendo potencialidade para promover elementos locais como atrativos turísticos, o que implica investimento na oferta turística.  O presente artigo tem como principal objetivo a análise da distribuição espacial e da qualificação da oferta de hospedagem de Anápolis (Goiás). Desse modo, apresenta a cartografia da oferta de hospedagem de Anápolis, contemplando a identificação dos objetos técnicos que compõem os meios de hospedagem e a participação das diferentes categorias na oferta de hospedagem. Para isso, realizou-se levantamento bibliográfico; levantamento de bases cartográficas; compilação de dados sobre a infraestrutura de hospedagem; georreferenciamento da hospedagem; elaboração, análise e interpretação de mapas temáticos com subsídio do software ArcGIS 10.2.2. Identificou-se que Anápolis conta com 27 meios de hospedagem, que se dividem em três categorias: Hotéis, Pousadas e Flat/Apart-hotel. Os hotéis se sobressaem quanto ao número de estabelecimentos e na oferta de leitos, seguidos das pousadas e do flat/Apart-hotel. Os estabelecimentos, em sua maioria, são de baixa qualificação, sendo 81% deles estão classificados com uma ou duas estrelas. Os estabelecimentos concentram-se na área central da cidade e sua dispersão acompanha a principal avenida de Anápolis (Avenida Brasil). Há um número maior de estabelecimentos que ofertam entre 16 e 79 vagas de leitos; somente a categoria dos hotéis apresenta disponibilidade acima de 113 leitos. Conclui-se que há necessidade de um planejamento turístico em Anápolis atento à oferta de hospedagem da cidade, no sentido de promover a diversidade de categorias de estabelecimentos e qualificação dos empreendimentos. Palavras-chave: Cartografia Turística. Oferta Turística. Hospedagem. Anápolis.