DIZZINESS KIDS APP – TESTE DE USABILIDADE DE APLICATIVO GAMIFICADO PARA TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TONTURA
O crescimento do uso de smartphone tem possibilitado a criação de aplicativos que contribuem para medidas terapêuticas na saúde. A interface e usabilidade destas ferramentas é uma preocupação frequente em pesquisadores desta área. Este artigo tem o objetivo de socializar o processo de desenvolviment...
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Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extenção (PROEX)
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oai:periodicos.ufrn.br:article-236162021-04-20T18:20:15Z DIZZINESS KIDS APP – TESTE DE USABILIDADE DE APLICATIVO GAMIFICADO PARA TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TONTURA de Sousa, Maria da Gloria Alves, Lynn O crescimento do uso de smartphone tem possibilitado a criação de aplicativos que contribuem para medidas terapêuticas na saúde. A interface e usabilidade destas ferramentas é uma preocupação frequente em pesquisadores desta área. Este artigo tem o objetivo de socializar o processo de desenvolvimento da interface gamificada do aplicativo Dizziness Kids e avaliar o grau de usabilidade com um grupo de crianças. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e quantitativo. Para coleta de dados foi utilizado o Dizziness Kids App e o teste de usabilidade de Brooke. A média de idade da amostra foi de 9,4 anos. O resultado do teste de usabilidade foi de 86 pontos, constatando alto grau de efetividade quanto a usabilidade. O desenvolvimento do Dizziness Kids App proporcionou maior adesão das crianças ao ambiente digital, uma vez que o sistema de feedback e recompensa favoreceu a motivação extrínseca tornando a atividade mais atrativa às crianças. Palavras-chave: Tontura, Criança, Aplicativo, Gamificação, E-health. Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extenção (PROEX) 2021-04-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Premiado application/pdf https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/23616 Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde - ISSN:2236-1103; v. 10 n. 3 (2020); 14 2236-1103 10.18816/r-bits.v10i3 por https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/23616/14074 Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde - ISSN:2236-1103 |
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Periódicos UFRN |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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O crescimento do uso de smartphone tem possibilitado a criação de aplicativos que contribuem para medidas terapêuticas na saúde. A interface e usabilidade destas ferramentas é uma preocupação frequente em pesquisadores desta área. Este artigo tem o objetivo de socializar o processo de desenvolvimento da interface gamificada do aplicativo Dizziness Kids e avaliar o grau de usabilidade com um grupo de crianças. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e quantitativo. Para coleta de dados foi utilizado o Dizziness Kids App e o teste de usabilidade de Brooke. A média de idade da amostra foi de 9,4 anos. O resultado do teste de usabilidade foi de 86 pontos, constatando alto grau de efetividade quanto a usabilidade. O desenvolvimento do Dizziness Kids App proporcionou maior adesão das crianças ao ambiente digital, uma vez que o sistema de feedback e recompensa favoreceu a motivação extrínseca tornando a atividade mais atrativa às crianças.
Palavras-chave: Tontura, Criança, Aplicativo, Gamificação, E-health. |
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