ILUMINAÇÃO NATURAL e EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS VERTICAIS: ANÁLISES PARAMÉTRICAS A PARTIR DE CRITÉRIOS DAS LEGISLAÇÕES URBANO-CONSTRUTIVAS DA CIDADE DE SÃO PAULO.

Este artigo apresenta uma investigação sobre a efetividade de metodologias de modalidade prescritiva, dedicadas a assegurar o conforto ambiental lumínico em edifícios residenciais projetados e construídos na capital paulista durante a vigência do Código de Obras e Edificações da Cidade de São Paulo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: BOSCARDIN, LUIZ, Flório, Wilson
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23602
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-23602
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-236022022-02-24T15:55:42Z ILUMINAÇÃO NATURAL e EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS VERTICAIS: ANÁLISES PARAMÉTRICAS A PARTIR DE CRITÉRIOS DAS LEGISLAÇÕES URBANO-CONSTRUTIVAS DA CIDADE DE SÃO PAULO. BOSCARDIN, LUIZ Flório, Wilson : análise de desempenho; simulação paramétrica; luz natural Este artigo apresenta uma investigação sobre a efetividade de metodologias de modalidade prescritiva, dedicadas a assegurar o conforto ambiental lumínico em edifícios residenciais projetados e construídos na capital paulista durante a vigência do Código de Obras e Edificações da Cidade de São Paulo (COESP), promulgado em 1992 e revogado em 2017. Por meio de processos de modelagem digital e simulação paramétrica, serão analisados os totais de horas diárias de incidência direta de luz solar bem como os padrões de iluminância associados a iluminação natural registrados em unidades habitacionais, utilizando como base para a obtenção dos resultados, os parâmetros determinados pela NBR 15575 – Desempenho das edificações habitacionais. As diretrizes de caráter prescritivo, voltadas a assegurar condições minimante satisfatórias de iluminação e aeração, impostas pelas legislações vigentes no período de projeto e execução da produção arquitetônica analisada, exerciam grande impacto nas soluções volumétricas, nas estratégias de implantação dos edifícios e por consequência, na configuração de extensas áreas urbanas da cidade de São Paulo. A análise da efetividade destes dispositivos legais, por meio do emprego de tecnologias digitais dedicadas à simulação e análise do desempenho lumínico de edifícios residenciais verticais, tem como meta o fornecimento de um conjunto de sistematizado de informações que poderá auxiliar na proposição de futuras investigações sobre temas ligados às metodologias de projeto arquitetônico, conforto ambiental, eficiência energética e configuração de contextos urbanos. PALAVRAS-CHAVE: análise de desempenho; simulação paramétrica; luz natural. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-09-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23602 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 6 n. 3 (2021): Edição de Setembro de 2021; 160-173 2448-296X 10.21680/2448-296X.2021v6n3 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23602/14828 Copyright (c) 2021 LUIZ BOSCARDIN, Wilson Flório
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author BOSCARDIN, LUIZ
Flório, Wilson
spellingShingle BOSCARDIN, LUIZ
Flório, Wilson
ILUMINAÇÃO NATURAL e EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS VERTICAIS: ANÁLISES PARAMÉTRICAS A PARTIR DE CRITÉRIOS DAS LEGISLAÇÕES URBANO-CONSTRUTIVAS DA CIDADE DE SÃO PAULO.
author_facet BOSCARDIN, LUIZ
Flório, Wilson
author_sort BOSCARDIN, LUIZ
title ILUMINAÇÃO NATURAL e EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS VERTICAIS: ANÁLISES PARAMÉTRICAS A PARTIR DE CRITÉRIOS DAS LEGISLAÇÕES URBANO-CONSTRUTIVAS DA CIDADE DE SÃO PAULO.
title_short ILUMINAÇÃO NATURAL e EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS VERTICAIS: ANÁLISES PARAMÉTRICAS A PARTIR DE CRITÉRIOS DAS LEGISLAÇÕES URBANO-CONSTRUTIVAS DA CIDADE DE SÃO PAULO.
title_full ILUMINAÇÃO NATURAL e EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS VERTICAIS: ANÁLISES PARAMÉTRICAS A PARTIR DE CRITÉRIOS DAS LEGISLAÇÕES URBANO-CONSTRUTIVAS DA CIDADE DE SÃO PAULO.
title_fullStr ILUMINAÇÃO NATURAL e EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS VERTICAIS: ANÁLISES PARAMÉTRICAS A PARTIR DE CRITÉRIOS DAS LEGISLAÇÕES URBANO-CONSTRUTIVAS DA CIDADE DE SÃO PAULO.
title_full_unstemmed ILUMINAÇÃO NATURAL e EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS VERTICAIS: ANÁLISES PARAMÉTRICAS A PARTIR DE CRITÉRIOS DAS LEGISLAÇÕES URBANO-CONSTRUTIVAS DA CIDADE DE SÃO PAULO.
title_sort iluminação natural e edifícios residenciais verticais: análises paramétricas a partir de critérios das legislações urbano-construtivas da cidade de são paulo.
description Este artigo apresenta uma investigação sobre a efetividade de metodologias de modalidade prescritiva, dedicadas a assegurar o conforto ambiental lumínico em edifícios residenciais projetados e construídos na capital paulista durante a vigência do Código de Obras e Edificações da Cidade de São Paulo (COESP), promulgado em 1992 e revogado em 2017. Por meio de processos de modelagem digital e simulação paramétrica, serão analisados os totais de horas diárias de incidência direta de luz solar bem como os padrões de iluminância associados a iluminação natural registrados em unidades habitacionais, utilizando como base para a obtenção dos resultados, os parâmetros determinados pela NBR 15575 – Desempenho das edificações habitacionais. As diretrizes de caráter prescritivo, voltadas a assegurar condições minimante satisfatórias de iluminação e aeração, impostas pelas legislações vigentes no período de projeto e execução da produção arquitetônica analisada, exerciam grande impacto nas soluções volumétricas, nas estratégias de implantação dos edifícios e por consequência, na configuração de extensas áreas urbanas da cidade de São Paulo. A análise da efetividade destes dispositivos legais, por meio do emprego de tecnologias digitais dedicadas à simulação e análise do desempenho lumínico de edifícios residenciais verticais, tem como meta o fornecimento de um conjunto de sistematizado de informações que poderá auxiliar na proposição de futuras investigações sobre temas ligados às metodologias de projeto arquitetônico, conforto ambiental, eficiência energética e configuração de contextos urbanos. PALAVRAS-CHAVE: análise de desempenho; simulação paramétrica; luz natural.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23602
work_keys_str_mv AT boscardinluiz iluminacaonaturaleedificiosresidenciaisverticaisanalisesparametricasapartirdecriteriosdaslegislacoesurbanoconstrutivasdacidadedesaopaulo
AT floriowilson iluminacaonaturaleedificiosresidenciaisverticaisanalisesparametricasapartirdecriteriosdaslegislacoesurbanoconstrutivasdacidadedesaopaulo
_version_ 1766683627084578816