ILUMINAÇÃO NATURAL e EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS VERTICAIS: ANÁLISES PARAMÉTRICAS A PARTIR DE CRITÉRIOS DAS LEGISLAÇÕES URBANO-CONSTRUTIVAS DA CIDADE DE SÃO PAULO.

Este artigo apresenta uma investigação sobre a efetividade de metodologias de modalidade prescritiva, dedicadas a assegurar o conforto ambiental lumínico em edifícios residenciais projetados e construídos na capital paulista durante a vigência do Código de Obras e Edificações da Cidade de São Paulo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: BOSCARDIN, LUIZ, Flório, Wilson
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23602
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este artigo apresenta uma investigação sobre a efetividade de metodologias de modalidade prescritiva, dedicadas a assegurar o conforto ambiental lumínico em edifícios residenciais projetados e construídos na capital paulista durante a vigência do Código de Obras e Edificações da Cidade de São Paulo (COESP), promulgado em 1992 e revogado em 2017. Por meio de processos de modelagem digital e simulação paramétrica, serão analisados os totais de horas diárias de incidência direta de luz solar bem como os padrões de iluminância associados a iluminação natural registrados em unidades habitacionais, utilizando como base para a obtenção dos resultados, os parâmetros determinados pela NBR 15575 – Desempenho das edificações habitacionais. As diretrizes de caráter prescritivo, voltadas a assegurar condições minimante satisfatórias de iluminação e aeração, impostas pelas legislações vigentes no período de projeto e execução da produção arquitetônica analisada, exerciam grande impacto nas soluções volumétricas, nas estratégias de implantação dos edifícios e por consequência, na configuração de extensas áreas urbanas da cidade de São Paulo. A análise da efetividade destes dispositivos legais, por meio do emprego de tecnologias digitais dedicadas à simulação e análise do desempenho lumínico de edifícios residenciais verticais, tem como meta o fornecimento de um conjunto de sistematizado de informações que poderá auxiliar na proposição de futuras investigações sobre temas ligados às metodologias de projeto arquitetônico, conforto ambiental, eficiência energética e configuração de contextos urbanos. PALAVRAS-CHAVE: análise de desempenho; simulação paramétrica; luz natural.