CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS MULTIDIMENSIONAIS: O AMBIENTE ESCOLAR SOB AS PERSPECTIVAS DA ACESSIBILIDADE E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O ambiente escolar é um dos primeiros espaços de interação social, com isto, a acessibilidade físico-espacial deve estar presente desde o início do seu processo projetual, em conformidade com um desenho de caráter universal, a fim de promover uma arquitetura mais inclusiva. Nesse sentido, visando co...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23513 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-23513 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-235132021-08-25T12:06:36Z CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS MULTIDIMENSIONAIS: O AMBIENTE ESCOLAR SOB AS PERSPECTIVAS DA ACESSIBILIDADE E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Messias de Souto Filho, Hilton Dias Leão Costa, Angelina arquitetura escolar; acessibilidade; educação inclusiva O ambiente escolar é um dos primeiros espaços de interação social, com isto, a acessibilidade físico-espacial deve estar presente desde o início do seu processo projetual, em conformidade com um desenho de caráter universal, a fim de promover uma arquitetura mais inclusiva. Nesse sentido, visando contribuir para a construção de escolas mais inclusivas, este artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de estratégias multidimensionais para ambientes escolares mais inclusivos, compreendendo as Dimensões Projetada, Construída e Percebida do ambiente escolar. Parte de uma metodologia que engloba técnicas de levantamento e análise de dados acerca das relações entre a acessibilidade e a educação inclusiva, na perspectiva de uma arquitetura escolar de caráter inclusivo. O artigo inicia com a introdução dos conceitos de educação inclusiva e arquitetura escolar inclusiva (compreendendo, também, a acessibilidade e o desenho universal), assim como traz um panorama legal sobre esta temática. Em seguida, apresenta o objeto de estudo, o Programa Escola Cidadã Integral, do Governo da Paraíba, no qual a metodologia foi aplicada. Os resultados obtidos com a aplicação dessa metodologia possibilitaram uma série de análises que serviram de base para a orientação de soluções para as escolas analisadas, e para a construção das estratégias multidimensionais para ambientes escolares mais inclusivos, importante ferramenta que pode contribuir com as discussões acerca da inclusão escolar. Ao final, são apresentadas as estratégias, de acordo com a abordagem multidimensional, apontando suas possíveis aplicações e contribuições, dentro e fora do Programa. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-05-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23513 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 6 n. 2 (2021): Edição de Maio de 2021; 90-107 2448-296X 10.21680/2448-296X.2021v6n2 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23513/14235 Copyright (c) 2021 Hilton Messias de Souto Filho, Angelina Dias Leão Costa |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Messias de Souto Filho, Hilton Dias Leão Costa, Angelina |
spellingShingle |
Messias de Souto Filho, Hilton Dias Leão Costa, Angelina CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS MULTIDIMENSIONAIS: O AMBIENTE ESCOLAR SOB AS PERSPECTIVAS DA ACESSIBILIDADE E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
author_facet |
Messias de Souto Filho, Hilton Dias Leão Costa, Angelina |
author_sort |
Messias de Souto Filho, Hilton |
title |
CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS MULTIDIMENSIONAIS: O AMBIENTE ESCOLAR SOB AS PERSPECTIVAS DA ACESSIBILIDADE E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_short |
CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS MULTIDIMENSIONAIS: O AMBIENTE ESCOLAR SOB AS PERSPECTIVAS DA ACESSIBILIDADE E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_full |
CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS MULTIDIMENSIONAIS: O AMBIENTE ESCOLAR SOB AS PERSPECTIVAS DA ACESSIBILIDADE E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_fullStr |
CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS MULTIDIMENSIONAIS: O AMBIENTE ESCOLAR SOB AS PERSPECTIVAS DA ACESSIBILIDADE E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_full_unstemmed |
CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS MULTIDIMENSIONAIS: O AMBIENTE ESCOLAR SOB AS PERSPECTIVAS DA ACESSIBILIDADE E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_sort |
construindo estratégias multidimensionais: o ambiente escolar sob as perspectivas da acessibilidade e da educação inclusiva |
description |
O ambiente escolar é um dos primeiros espaços de interação social, com isto, a acessibilidade físico-espacial deve estar presente desde o início do seu processo projetual, em conformidade com um desenho de caráter universal, a fim de promover uma arquitetura mais inclusiva. Nesse sentido, visando contribuir para a construção de escolas mais inclusivas, este artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de estratégias multidimensionais para ambientes escolares mais inclusivos, compreendendo as Dimensões Projetada, Construída e Percebida do ambiente escolar. Parte de uma metodologia que engloba técnicas de levantamento e análise de dados acerca das relações entre a acessibilidade e a educação inclusiva, na perspectiva de uma arquitetura escolar de caráter inclusivo. O artigo inicia com a introdução dos conceitos de educação inclusiva e arquitetura escolar inclusiva (compreendendo, também, a acessibilidade e o desenho universal), assim como traz um panorama legal sobre esta temática. Em seguida, apresenta o objeto de estudo, o Programa Escola Cidadã Integral, do Governo da Paraíba, no qual a metodologia foi aplicada. Os resultados obtidos com a aplicação dessa metodologia possibilitaram uma série de análises que serviram de base para a orientação de soluções para as escolas analisadas, e para a construção das estratégias multidimensionais para ambientes escolares mais inclusivos, importante ferramenta que pode contribuir com as discussões acerca da inclusão escolar. Ao final, são apresentadas as estratégias, de acordo com a abordagem multidimensional, apontando suas possíveis aplicações e contribuições, dentro e fora do Programa. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2021 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23513 |
work_keys_str_mv |
AT messiasdesoutofilhohilton construindoestrategiasmultidimensionaisoambienteescolarsobasperspectivasdaacessibilidadeedaeducacaoinclusiva AT diasleaocostaangelina construindoestrategiasmultidimensionaisoambienteescolarsobasperspectivasdaacessibilidadeedaeducacaoinclusiva |
_version_ |
1766683626890592256 |