Leitura e escrita como práticas de resistência: construindo agenciamentos na escola

This paper proposes reflective considerations on discourses and practices of critical and creative (micro) resistance related to the debate on social gender in the school context. To outline features of the global conjuncture, initially, it presents the assumptions that support conservative discours...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: de Queiroz, Atauan Soares, de Freitas Dias, Juliana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/23358
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-23358
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-233582021-12-29T14:35:12Z Leitura e escrita como práticas de resistência: construindo agenciamentos na escola de Queiroz, Atauan Soares de Freitas Dias, Juliana This paper proposes reflective considerations on discourses and practices of critical and creative (micro) resistance related to the debate on social gender in the school context. To outline features of the global conjuncture, initially, it presents the assumptions that support conservative discourses in the field of education, considering their connections with historical and socio-cultural processes. Then, it addresses practices of (micro) resistance in the context of MS that involve practices of critical reading and production of authorial texts marked by anti-sexist speeches, taking as a reference the socio-educational experiences built in the Inspiring Women Project. Finally, it highlights the practices of authorial writing that contribute to reflective and identity rework and active citizenship. In terms of microanalysis, it mobilizes linguistic-discursive categories of the actional meaning of discourse (FAIRCLOUGH, 2003), specifically intertextuality and assumption, which point to socio-discursive agencying by students. Este artículo propone consideraciones reflexivas sobre discursos y prácticas de (micro) resistencia crítica y creativa relacionadas con el debate sobre género social en el contexto escolar. Para esbozar rasgos de la coyuntura global, inicialmente, presenta los supuestos que sustentan los discursos conservadores en el campo de la educación, considerando sus conexiones con procesos históricos y socioculturales. Luego, aborda prácticas de (micro) resistencia en el contexto de la EM que involucran prácticas de lectura crítica y producción de textos autorales marcados por discursos anti-sexistas, tomando como referencia las experiencias socioeducativas construidas en el Proyecto Mujeres Inspiradoras. Finalmente, destaca las prácticas de escritura autoral que contribuyen a la reelaboración reflexiva e identitaria y a la ciudadanía activa. En términos de microanálisis, moviliza categorías lingüístico-discursivas del significado accional del discurso (FAIRCLOUGH, 2003), específicamente intertextualidad y asunción, que apuntan a la agencia socio-discursiva por parte de los estudiantes. Este artigo propõe considerações reflexivas sobre discursos e práticas de (micro)resistência crítica e criativa relacionadas ao debate sobre gênero social no contexto escolar. Para delinear traços da conjuntura global, inicialmente, apresenta os pressupostos que sustentam os discursos conservadores no campo da educação, considerando suas conexões com processos históricos e socioculturais. Em seguida, aborda práticas de (micro)resistência no contexto do EM que envolvem práticas de leitura crítica e produção de textos autorais marcados por discursos antissexistas, tomando como referência as experiências sociopedagógicas construídas no Projeto Mulheres Inspiradoras. Por fim, coloca em evidência as práticas de escrita autoral que concorrem para a reelaboração reflexiva e identitária e para a cidadania ativa. Em termos de microanálise, mobiliza categorias linguístico-discursivas do significado acional do discurso (FAIRCLOUGH, 2003), especificamente a intertextualidade e a pressuposição, que apontam para agenciamentos sociodiscursivos por parte dos/as estudantes. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-04-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/23358 Revista do GELNE; v. 23 n. 1 (2021); 217-232 2236-0883 10.21680/1517-7874.2021v23n1 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/23358/13995 Copyright (c) 2021 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author de Queiroz, Atauan Soares
de Freitas Dias, Juliana
spellingShingle de Queiroz, Atauan Soares
de Freitas Dias, Juliana
Leitura e escrita como práticas de resistência: construindo agenciamentos na escola
author_facet de Queiroz, Atauan Soares
de Freitas Dias, Juliana
author_sort de Queiroz, Atauan Soares
title Leitura e escrita como práticas de resistência: construindo agenciamentos na escola
title_short Leitura e escrita como práticas de resistência: construindo agenciamentos na escola
title_full Leitura e escrita como práticas de resistência: construindo agenciamentos na escola
title_fullStr Leitura e escrita como práticas de resistência: construindo agenciamentos na escola
title_full_unstemmed Leitura e escrita como práticas de resistência: construindo agenciamentos na escola
title_sort leitura e escrita como práticas de resistência: construindo agenciamentos na escola
description This paper proposes reflective considerations on discourses and practices of critical and creative (micro) resistance related to the debate on social gender in the school context. To outline features of the global conjuncture, initially, it presents the assumptions that support conservative discourses in the field of education, considering their connections with historical and socio-cultural processes. Then, it addresses practices of (micro) resistance in the context of MS that involve practices of critical reading and production of authorial texts marked by anti-sexist speeches, taking as a reference the socio-educational experiences built in the Inspiring Women Project. Finally, it highlights the practices of authorial writing that contribute to reflective and identity rework and active citizenship. In terms of microanalysis, it mobilizes linguistic-discursive categories of the actional meaning of discourse (FAIRCLOUGH, 2003), specifically intertextuality and assumption, which point to socio-discursive agencying by students.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/23358
work_keys_str_mv AT dequeirozatauansoares leituraeescritacomopraticasderesistenciaconstruindoagenciamentosnaescola
AT defreitasdiasjuliana leituraeescritacomopraticasderesistenciaconstruindoagenciamentosnaescola
_version_ 1766683422000939008