EXPERIÊNCIA CÊNICA E CULTURA DIGITAL: POSSIBILIDADES TEATRAIS EM MEIOS VIRTUAIS
O texto apresenta reflexões sobre o universo da cultura digital e as possibilidades de criação e produção teatral mediadas pela tecnologia, a partir das experiências cênicas que surgiram no contexto pandêmico vivido no ano de 2020 pela disseminação do coronavírus. Com foco investigativo na experiênc...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/23192 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-23192 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-231922022-12-19T13:01:18Z EXPERIÊNCIA CÊNICA E CULTURA DIGITAL: POSSIBILIDADES TEATRAIS EM MEIOS VIRTUAIS Lopes, Hannah O texto apresenta reflexões sobre o universo da cultura digital e as possibilidades de criação e produção teatral mediadas pela tecnologia, a partir das experiências cênicas que surgiram no contexto pandêmico vivido no ano de 2020 pela disseminação do coronavírus. Com foco investigativo na experiência vivenciada com o experimento cênico-digital Enquanto a Festa não Chega, do Laboratório de Pesquisa e Criação Cênica - Cri’Ative’Se Lab. (Recife/PE). Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo qualitativa, buscando um diálogo relacional entre o teatro e seus moldes já conhecidos, em interação com os meios virtuais. Utilizando como procedimento o estudo bibliográfico sobre cultura, cultura digital e as teatralidades contemporâneas; o recolhimento de discussões sobre o tema dispostos nas redes, o depoimento dos colegas participantes da experiência; e a análise das similaridades e diferenças com a hibridização dessas formas. Sob essa perspectiva, foi possível identificar a capacidade transgressora do fazer teatral com uma nova percepção de presença, tempo e espaço – tão caros ao teatro -, a partir do estabelecimento de uma conexão diferenciada entre artistas e espectadores nas experiências mediadas pelos recursos tecnológicos. Surgindo assim, novas possibilidades e formas de criação e produção para o teatro. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-01-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de pesquisas em processo. application/pdf https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/23192 Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas; v. 3 n. 2 (2020): CORPO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO: Reflexões e Experimentos Artísticos; 139-159 2595-4024 10.21680/2595-4024.2020v3n2 por https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/23192/13463 Copyright (c) 2020 Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Lopes, Hannah |
spellingShingle |
Lopes, Hannah EXPERIÊNCIA CÊNICA E CULTURA DIGITAL: POSSIBILIDADES TEATRAIS EM MEIOS VIRTUAIS |
author_facet |
Lopes, Hannah |
author_sort |
Lopes, Hannah |
title |
EXPERIÊNCIA CÊNICA E CULTURA DIGITAL: POSSIBILIDADES TEATRAIS EM MEIOS VIRTUAIS |
title_short |
EXPERIÊNCIA CÊNICA E CULTURA DIGITAL: POSSIBILIDADES TEATRAIS EM MEIOS VIRTUAIS |
title_full |
EXPERIÊNCIA CÊNICA E CULTURA DIGITAL: POSSIBILIDADES TEATRAIS EM MEIOS VIRTUAIS |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIA CÊNICA E CULTURA DIGITAL: POSSIBILIDADES TEATRAIS EM MEIOS VIRTUAIS |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIA CÊNICA E CULTURA DIGITAL: POSSIBILIDADES TEATRAIS EM MEIOS VIRTUAIS |
title_sort |
experiência cênica e cultura digital: possibilidades teatrais em meios virtuais |
description |
O texto apresenta reflexões sobre o universo da cultura digital e as possibilidades de criação e produção teatral mediadas pela tecnologia, a partir das experiências cênicas que surgiram no contexto pandêmico vivido no ano de 2020 pela disseminação do coronavírus. Com foco investigativo na experiência vivenciada com o experimento cênico-digital Enquanto a Festa não Chega, do Laboratório de Pesquisa e Criação Cênica - Cri’Ative’Se Lab. (Recife/PE). Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo qualitativa, buscando um diálogo relacional entre o teatro e seus moldes já conhecidos, em interação com os meios virtuais. Utilizando como procedimento o estudo bibliográfico sobre cultura, cultura digital e as teatralidades contemporâneas; o recolhimento de discussões sobre o tema dispostos nas redes, o depoimento dos colegas participantes da experiência; e a análise das similaridades e diferenças com a hibridização dessas formas. Sob essa perspectiva, foi possível identificar a capacidade transgressora do fazer teatral com uma nova percepção de presença, tempo e espaço – tão caros ao teatro -, a partir do estabelecimento de uma conexão diferenciada entre artistas e espectadores nas experiências mediadas pelos recursos tecnológicos. Surgindo assim, novas possibilidades e formas de criação e produção para o teatro. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2021 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/23192 |
work_keys_str_mv |
AT lopeshannah experienciacenicaeculturadigitalpossibilidadesteatraisemmeiosvirtuais |
_version_ |
1766683544301600768 |