Jean Genet, nem santo, nem mártir, o lírico de si (para uma poética homoerótica)
Este artigo discute os papéis de ator, santo ou mártir atribuídos a Jean Genet – cunhado como o poeta do crime e da homossexualidade – pela monumental crítica de Jean-Paul Sartre, publicada em 1952, sem pretender ating...
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EDUFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-23192019-05-15T15:49:13Z Jean Genet, nem santo, nem mártir, o lírico de si (para uma poética homoerótica) Sousa, Ilza Matias de Este artigo discute os papéis de ator, santo ou mártir atribuídos a Jean Genet – cunhado como o poeta do crime e da homossexualidade – pela monumental crítica de Jean-Paul Sartre, publicada em 1952, sem pretender atingir um caráter de revisão dessa obra. Tal procedimento permite efetuar deslocamentos desidentificatórios através da exorbitante singularidade seminal genetiana, feita de disparates, dispersão e rupturas, que incorpora ao mesmo tempo a abjeção e o lirismo na linguagem, revestindo-a de uma aguçada dessublimação. Ao estabelecer no autor a inscrição do lírico de si no próprio corpus de sua escritura e em sua intricada perversão, circunscreve-se uma genealogia homoerótica, ou a construção de uma gene(t)ologia homossexual, radicalmente disjuntiva e dissociada dos pedestais e da veneração de grande vulto dado no jogo consolador do reconhecimento de identidades e pertenças. EDUFRN 2012-11-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo application/pdf https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2319 Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades; v. 4 n. 05 (2010): Bagoas - estudos gays: gênero e sexualidades 2316-6185 1982-0518 por https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2319/1752 Copyright (c) 2014 Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades |
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Este artigo discute os papéis de ator, santo ou mártir atribuídos a Jean Genet – cunhado como o poeta do crime e da homossexualidade – pela monumental crítica de Jean-Paul Sartre, publicada em 1952, sem pretender atingir um caráter de revisão dessa obra. Tal procedimento permite efetuar deslocamentos desidentificatórios através da exorbitante singularidade seminal genetiana, feita de disparates, dispersão e rupturas, que incorpora ao mesmo tempo a abjeção e o lirismo na linguagem, revestindo-a de uma aguçada dessublimação. Ao estabelecer no autor a inscrição do lírico de si no próprio corpus de sua escritura e em sua intricada perversão, circunscreve-se uma genealogia homoerótica, ou a construção de uma gene(t)ologia homossexual, radicalmente disjuntiva e dissociada dos pedestais e da veneração de grande vulto dado no jogo consolador do reconhecimento de identidades e pertenças. |
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