O lítigio sobre o impensável: escola, gestão dos corpos e homofobia institucional

Este texto apresenta uma reflexão  sobre a homofobia institucional,  sua dinâmica e funcionalidade para a manutenção das hierarquias sociais e sexuais. Ao mesmo tempo, busca evidenciar, no contexto de uma universidade p&a...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Prado, Marcos Aurélio Máximo, Martins, Daniel Arruda, Rocha, Leonardo Tolentino Lima
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: EDUFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2304
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Descrição
Resumo:Este texto apresenta uma reflexão  sobre a homofobia institucional,  sua dinâmica e funcionalidade para a manutenção das hierarquias sociais e sexuais. Ao mesmo tempo, busca evidenciar, no contexto de uma universidade pública brasileira, a importância da emergência dos grupos universitários LGBT como sujeitos políticos capazes de deslocar a lógica da classificação social. A partir de estudo de caso de dois acontecimentos contraditórios,  buscou-se  compreender  quais  paradoxos  envolvem  a  questão  da homofobia institucional nas escolas e quais as possibilidades de intervenção a partir da política pública.