Como seria o mundo se os homens cisgêneros também menstruassem? Outras abordagens sobre a menstruação no ensino de ciências e biologia

The paper aimed to reflect on the challenges and possibilities for the approach of menstruation in the teaching of biology from a perspective of social justice and discussion of power relations, through the characterization of the senses mobilized by students of the eighth grade of a school in Bogot...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Orozco Marín, Yonier Alexander, Cassiani, Suzani
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: EDUFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/22807
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-22807
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-228072021-07-09T19:29:24Z Como seria o mundo se os homens cisgêneros também menstruassem? Outras abordagens sobre a menstruação no ensino de ciências e biologia Orozco Marín, Yonier Alexander Cassiani, Suzani The paper aimed to reflect on the challenges and possibilities for the approach of menstruation in the teaching of biology from a perspective of social justice and discussion of power relations, through the characterization of the senses mobilized by students of the eighth grade of a school in Bogotá, Colombia, at the beginning and end of a didactic proposal. Recognizing that traditionally the themes of the body are approached in a hygienist, deterministic and biomedical way, we worked in Science classes, a didactic proposal that would allow the construction of other senses about menstruation. The characterization of these senses constructed by the student at the beginning, and ate the end of the proposal demonstrate the importance of problematizing machism, concepts of gender identity, the articulation between capitalism and body control for the political formation of the student and changing the views on menstruation. O trabalho teve por objetivo refletir sobre os desafios e possibilidades para a abordagem da menstruação no ensino de biologia em uma perspectiva de justiça social e discussão de relações de poder, por meio da caracterização dos sentidos mobilizados por estudantes da oitava série de uma escola de Bogotá, Colômbia, no começo e final de uma proposta didática. Reconhecendo que tradicionalmente as temáticas do corpo são abordadas de maneira higienista, determinista e biomédica, trabalhamos em aulas de ciências, com uma proposta didática que permitisse a construção de outros sentidos sobre a menstruação. A caracterização dos sentidos construídos pelo alunado no começo e final da proposta demonstram a importância de problematizar o machismo, conceitos de identidade de gênero, a articulação entre capitalismo e controle do corpo para a formação política do alunado e mudar os olhares sobre a menstruação.        EDUFRN 2021-07-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de convidados avaliados por pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/22807 Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades; v. 14 n. 22 (2021): Revista Bagoas - Estudos Gays: gênero e sexualidades 2316-6185 1982-0518 por https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/22807/14390 Copyright (c) 2021 Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Orozco Marín, Yonier Alexander
Cassiani, Suzani
spellingShingle Orozco Marín, Yonier Alexander
Cassiani, Suzani
Como seria o mundo se os homens cisgêneros também menstruassem? Outras abordagens sobre a menstruação no ensino de ciências e biologia
author_facet Orozco Marín, Yonier Alexander
Cassiani, Suzani
author_sort Orozco Marín, Yonier Alexander
title Como seria o mundo se os homens cisgêneros também menstruassem? Outras abordagens sobre a menstruação no ensino de ciências e biologia
title_short Como seria o mundo se os homens cisgêneros também menstruassem? Outras abordagens sobre a menstruação no ensino de ciências e biologia
title_full Como seria o mundo se os homens cisgêneros também menstruassem? Outras abordagens sobre a menstruação no ensino de ciências e biologia
title_fullStr Como seria o mundo se os homens cisgêneros também menstruassem? Outras abordagens sobre a menstruação no ensino de ciências e biologia
title_full_unstemmed Como seria o mundo se os homens cisgêneros também menstruassem? Outras abordagens sobre a menstruação no ensino de ciências e biologia
title_sort como seria o mundo se os homens cisgêneros também menstruassem? outras abordagens sobre a menstruação no ensino de ciências e biologia
description The paper aimed to reflect on the challenges and possibilities for the approach of menstruation in the teaching of biology from a perspective of social justice and discussion of power relations, through the characterization of the senses mobilized by students of the eighth grade of a school in Bogotá, Colombia, at the beginning and end of a didactic proposal. Recognizing that traditionally the themes of the body are approached in a hygienist, deterministic and biomedical way, we worked in Science classes, a didactic proposal that would allow the construction of other senses about menstruation. The characterization of these senses constructed by the student at the beginning, and ate the end of the proposal demonstrate the importance of problematizing machism, concepts of gender identity, the articulation between capitalism and body control for the political formation of the student and changing the views on menstruation.
publisher EDUFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/22807
work_keys_str_mv AT orozcomarinyonieralexander comoseriaomundoseoshomenscisgenerostambemmenstruassemoutrasabordagenssobreamenstruacaonoensinodecienciasebiologia
AT cassianisuzani comoseriaomundoseoshomenscisgenerostambemmenstruassemoutrasabordagenssobreamenstruacaonoensinodecienciasebiologia
_version_ 1766682522859601920