Sexualidade e política: uma abordagem a partir do mercado e do consumo

Neste artigo, procuro traçar uma abordagem retrospectiva para questões referentes a política, homossexualidade, consumo e mercado, trazendo resultados de pesquisa de campo realizada em São Paulo no âmbito do meu mestrado e douto...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lins de França, Isadora
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: EDUFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2243
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Neste artigo, procuro traçar uma abordagem retrospectiva para questões referentes a política, homossexualidade, consumo e mercado, trazendo resultados de pesquisa de campo realizada em São Paulo no âmbito do meu mestrado e doutorado. Busco me aproximar da proposta central do trabalho por meio: 1) dos discursos de empresários envolvidos com o mercado segmentado; 2) dos significados atribuídos a lugares de lazer noturno  por  seus  frequentadores;  3)  das  ações  organizadas  por  frequentadores  do mercado segmentado de lazer noturno, as quais produzem uma interface entre consumo e política. Tento operar uma mudança de perspectiva na análise sobre a ação política, comumente focada nos movimentos sociais e na implementação de políticas públicas. Não há aqui qualquer pretensão descabida de elevar o mercado e o consumo a esferas privilegiadas de atuação política, mas sim o recurso ao desenho de tensões saudáveis a partir de práticas sociais e à análise de sua rentabilidade teórica e metodológica