Da finada à europeia: experiências de ser, não permanecer e estar travesti na adolescência
Esta pesquisa expõe e analisa experiências de travestilidades na adolescência a partir de uma rede social da cidade de Campinas/SP. Por meio do referencial teórico da teoria queer e de pesquisa etnográfica que envolveu observa&am...
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oai:periodicos.ufrn.br:article-22412019-03-11T20:48:12Z Da finada à europeia: experiências de ser, não permanecer e estar travesti na adolescência Duque, Tiago Esta pesquisa expõe e analisa experiências de travestilidades na adolescência a partir de uma rede social da cidade de Campinas/SP. Por meio do referencial teórico da teoria queer e de pesquisa etnográfica que envolveu observação, entrevistas face a face e online, foca nos novos processos de travestilidades que têm sido construídos a partir de referenciais identitários diferentes da geração anterior. Por meio das montagens e desmontagens do que se compreende socialmente como feminino e masculino, essas jovens têm buscado manipular identidades sociais. Sob uma perspectiva que historiciza e contextualiza esses sujeitos do desejo em relação à sexualidade e ao gênero, a investigação aponta como suas experiências, marcadas pela vergonha e pelo estigma, vêm encontrando na montagem uma nova forma de relação com o dispositivo do “armário”. EDUFRN 2012-11-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2241 Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades; v. 6 n. 07 (2012): Bagoas - estudos gays: gênero e sexualidades 2316-6185 1982-0518 Copyright (c) 2014 Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades |
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Esta pesquisa expõe e analisa experiências de travestilidades na adolescência a partir de uma rede social da cidade de Campinas/SP. Por meio do referencial teórico da teoria queer e de pesquisa etnográfica que envolveu observação, entrevistas face a face e online, foca nos novos processos de travestilidades que têm sido construídos a partir de referenciais identitários diferentes da geração anterior. Por meio das montagens e desmontagens do que se compreende socialmente como feminino e masculino, essas jovens têm buscado manipular identidades sociais. Sob uma perspectiva que historiciza e contextualiza esses sujeitos do desejo em relação à sexualidade e ao gênero, a investigação aponta como suas experiências, marcadas pela vergonha e pelo estigma, vêm encontrando na montagem uma nova forma de relação com o dispositivo do “armário”. |
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