Para além de um kit anti-homofobia: políticas públicas de educação para a população LGBT no Brasil

A escola costuma ser um dos primeiros espaços onde pessoas que subvertem as normas de gênero são humilhadas. Frequentemente, isso é reforçado pela LGBTfobia das/os profissionais de ensino e/ou por sua falta de preparo para tomar...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Mello, Luiz, Freitas, Fátima, Pedrosa, Cláudio, Brito, Walderes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: EDUFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2238
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Descrição
Resumo:A escola costuma ser um dos primeiros espaços onde pessoas que subvertem as normas de gênero são humilhadas. Frequentemente, isso é reforçado pela LGBTfobia das/os profissionais de ensino e/ou por sua falta de preparo para tomar os direitos sexuais como tema motivador de processos educativos comprometidos com a equidade sexual e a justiça erótica. Recentemente, políticas públicas começaram a ser implementadas para superar esse quadro, na forma de ações como a oferta de cursos para professoras/es, a confecção de material didático, a inclusão desse tema em conferências nacionais de educação e semelhantes, entre outras iniciativas. Neste artigo, procuramos refletir sobre os limites  e  as possibilidades dessas iniciativas  a partir da  análise de documentos governamentais e de entrevistas com gestoras/es e representantes da sociedade civil.