FENOMENOLOGIA, DESENHO PARAMÉTRICO E FABRICAÇÃO DIGITAL: RELATO DE UM PROCESSO DE PROJETO ARQUITETÔNICO

Os avanços tecnológicos têm proporcionado mudanças no modo de pensar, projetar e produzir arquitetura. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar o relato de uma pesquisa que investiga o processo de projeto arquitetônico para auxiliar arquitetos a utilizar tecnologias digitais com abordagem sens...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: de Oliveira Brito, Leonardo, Oscar Pizzetti Mariano, Pedro, Morais de Almeida, Maristela, Trevisan Pupo, Regiane, Theresinha Cybis Pereira, Alice
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/22271
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Os avanços tecnológicos têm proporcionado mudanças no modo de pensar, projetar e produzir arquitetura. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar o relato de uma pesquisa que investiga o processo de projeto arquitetônico para auxiliar arquitetos a utilizar tecnologias digitais com abordagem sensível ao lugar. Para isso, o trabalho parte de uma pesquisa de campo caracterizada por visitas exploratórias no Parque da Luz, em Florianópolis - Santa Catarina, a partir da perspectiva fenomenológica de experimentação do local. Adiante, articulou-se a construção de um estudo de caso viabilizado pela concepção de um projeto, com modelagem produzida em software paramétrico, considerando um mobiliário urbano. Assim, realizou-se a materialização da proposta de um protótipo por meio da fabricação digital, em que as interpretações do lugar foram reconhecidas nas intenções arquitetônicas. Como resultado e discussão, desenvolveu-se um relato que apresenta reflexões sobre as etapas percorridas na pesquisa, sobretudo ao perceber que os modelos digital e físico ajudaram a experimentar, de modo visual e tátil, o projeto, reconhecendo características do espaço vivenciado, o que pode contribuir na formação de estudantes, profissionais e pesquisadores.