METAL X CONCRETO ARMADO : EXPERIMENTALISMO TECTÔNICO EM OBRA DE SÉRGIO BERNARDES

A vertente experimentalista da produção arquitetônica brasileira nas décadas de 1970 e 1980 é caracterizada por uma inventividade fundada na experimentação das qualidades plástico-expressivas dos materiais e técnicas construtivas articuladas às novas estruturas formais arquitetônicas, o que pode ser...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Rocha, Germana, Ferreira Marinho, Érika
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/22186
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Descrição
Resumo:A vertente experimentalista da produção arquitetônica brasileira nas décadas de 1970 e 1980 é caracterizada por uma inventividade fundada na experimentação das qualidades plástico-expressivas dos materiais e técnicas construtivas articuladas às novas estruturas formais arquitetônicas, o que pode ser entendido como um experimentalismo tectônico, e tem, como um de seus expoentes, o arquiteto Sérgio Bernardes. Este trabalho tem como objetivo analisar, sob a ótica da tectônica, uma das obras desse arquiteto carioca  - o Espaço Cultural José Lins do Rego (1980-1982) - que expressa essa essencialidade moderna de geração do novo, de acordo com o espírito da época, revelando a persistência do caráter inventivo do moderno brasileiro fundado na lógica construtiva. A pesquisa, utilizando as estratégias do estudo de caso, fundamenta-se no conceito de tectônica na teoria contemporânea da arquitetura e utiliza os parâmetros analíticos dele decorrentes. A análise permite identificar na arquitetura do Espaço Cultural uma relação dual entre a expressividade do metal (alumínio e aço) e do concreto aparente estabelecida a partir de sistemas estruturais e construtivos diferentes, de acordo com a intenção plástica dada aos diversos volumes correspondentes às diferentes funções requeridas pelo programa. Buscando ainda uma estética moderna que nasce da probidade construtiva, apesar das possibilidades técnicas do concreto armado à vista ser bastante exploradas, pouco se recorre ao seu potencial plástico. Ele cede lugar à poética da estrutura metálica, que predomina e se impõe, principalmente, através dos detalhes tectônicos.