METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS POR PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE: SCOPING REVIEW

Os preceptores das Residências Multiprofissionais em Saúde são desafiados a utilizarem as estratégias de ensino e aprendizagem mais didáticas e se distanciar da perspectiva tradicional, como é o caso das metodologias ativas. O objetivo deste estudo é identificar e mapear o uso de metodologias ativas...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Duarte de Mendonça Fernandes, Sheila, Pereira Trindade, Ágata, Cabral Figueiredo, Tayana, Caroline Camara da Costa, Fernanda, Beatriz Régio de Oliveira, Samylla, Tuani Candido de Oliveira Salvador, Pétala
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extenção (PROEX)
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/22182
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Descrição
Resumo:Os preceptores das Residências Multiprofissionais em Saúde são desafiados a utilizarem as estratégias de ensino e aprendizagem mais didáticas e se distanciar da perspectiva tradicional, como é o caso das metodologias ativas. O objetivo deste estudo é identificar e mapear o uso de metodologias ativas pelos preceptores nas Residências Multiprofissionais em Saúde. Trata-se de scoping review que incluiu artigos, teses e dissertações, identificados a partir de 12 bases de dados. A análise se deu por estatística descritiva simples. A amostra final constituiu-se de 10 pesquisas, com predominância de dissertações (50%). Observou-se publicação ascendente ao longo do tempo, com predominância de estudos no Brasil (90%) e da área de Enfermagem (30%). Foi identificado o uso de 14 metodologias ativas, com destaque para Tenda invertida (3), Projeto Terapêutico Singular (3), Roda de núcleo (2), Roda de campo (2) e Educação interprofissional (2). As metodologias ativas de ensino têm sido utilizadas pelos preceptores nas Residências Multiprofissionais de Saúde como método de ensino para promover um processo de ensino-aprendizagem ativo e colaborativo dos profissionais em saúde.