OFICINAS DE ANTROPOLOGIA COM CRIANÇAS: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA

Este é um relato de experiência acerca da realização de oficinas de antropologia com crianças entre 7 e 12 anos, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, a partir de um trabalho que teve início em 2014 e é atualmente projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ao focar no proce...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Martins, Valéria de Paula, Cunha, Amanda Ramos da, Almeida, Júlia Furtado de, Garcia, Luís Augusto Meinberg, Araujo, Maria Luiza, Caetano, Pamela de Fatima Soares
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/22106
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-22106
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-221062023-12-27T17:45:22Z OFICINAS DE ANTROPOLOGIA COM CRIANÇAS: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA Martins, Valéria de Paula Cunha, Amanda Ramos da Almeida, Júlia Furtado de Garcia, Luís Augusto Meinberg Araujo, Maria Luiza Caetano, Pamela de Fatima Soares Este é um relato de experiência acerca da realização de oficinas de antropologia com crianças entre 7 e 12 anos, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, a partir de um trabalho que teve início em 2014 e é atualmente projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ao focar no processo de implementação das oficinas, destacando-se as questões de cunho metodológico, tratamos dos caminhos trilhados desde o período inicial, refletindo sobre elementos que nos chamaram a atenção, como as transformações ao longo do tempo na dinâmica dos encontros em sua associação com experiências que buscávamos delinear a partir das oficinas. Este projeto, por meio da realização de atividades que envolvem leitura de livros, exibição de filmes, jogos coletivos, rodas de conversa, elaboração de desenhos etc., busca, em suma, uma sensibilização para a diferença, aproximando-se de temáticas e ideias caras ao debate antropológico em um trabalho realizado com crianças e não para crianças, ou seja, que as toma como sujeitos plenos no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Oficinas de Antropologia; Ensino-aprendizagem; Crianças. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/22106 Vivência: Revista de Antropologia; v. 1 n. 62 (2023) 2238-6009 10.21680/2238-6009.2023v1n62 Copyright (c) 2023 Valéria de Paula Martins, Amanda Ramos da Cunha, Júlia Furtado de Almeida, Luís Augusto Meinberg Garcia, Maria Luiza Araújo Ramos, Pamela de Fatima Soares Caetano https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
format Online
author Martins, Valéria de Paula
Cunha, Amanda Ramos da
Almeida, Júlia Furtado de
Garcia, Luís Augusto Meinberg
Araujo, Maria Luiza
Caetano, Pamela de Fatima Soares
spellingShingle Martins, Valéria de Paula
Cunha, Amanda Ramos da
Almeida, Júlia Furtado de
Garcia, Luís Augusto Meinberg
Araujo, Maria Luiza
Caetano, Pamela de Fatima Soares
OFICINAS DE ANTROPOLOGIA COM CRIANÇAS: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA
author_facet Martins, Valéria de Paula
Cunha, Amanda Ramos da
Almeida, Júlia Furtado de
Garcia, Luís Augusto Meinberg
Araujo, Maria Luiza
Caetano, Pamela de Fatima Soares
author_sort Martins, Valéria de Paula
title OFICINAS DE ANTROPOLOGIA COM CRIANÇAS: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA
title_short OFICINAS DE ANTROPOLOGIA COM CRIANÇAS: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA
title_full OFICINAS DE ANTROPOLOGIA COM CRIANÇAS: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA
title_fullStr OFICINAS DE ANTROPOLOGIA COM CRIANÇAS: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed OFICINAS DE ANTROPOLOGIA COM CRIANÇAS: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA
title_sort oficinas de antropologia com crianças: notas sobre uma experiência
description Este é um relato de experiência acerca da realização de oficinas de antropologia com crianças entre 7 e 12 anos, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, a partir de um trabalho que teve início em 2014 e é atualmente projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ao focar no processo de implementação das oficinas, destacando-se as questões de cunho metodológico, tratamos dos caminhos trilhados desde o período inicial, refletindo sobre elementos que nos chamaram a atenção, como as transformações ao longo do tempo na dinâmica dos encontros em sua associação com experiências que buscávamos delinear a partir das oficinas. Este projeto, por meio da realização de atividades que envolvem leitura de livros, exibição de filmes, jogos coletivos, rodas de conversa, elaboração de desenhos etc., busca, em suma, uma sensibilização para a diferença, aproximando-se de temáticas e ideias caras ao debate antropológico em um trabalho realizado com crianças e não para crianças, ou seja, que as toma como sujeitos plenos no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Oficinas de Antropologia; Ensino-aprendizagem; Crianças.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/22106
work_keys_str_mv AT martinsvaleriadepaula oficinasdeantropologiacomcriancasnotassobreumaexperiencia
AT cunhaamandaramosda oficinasdeantropologiacomcriancasnotassobreumaexperiencia
AT almeidajuliafurtadode oficinasdeantropologiacomcriancasnotassobreumaexperiencia
AT garcialuisaugustomeinberg oficinasdeantropologiacomcriancasnotassobreumaexperiencia
AT araujomarialuiza oficinasdeantropologiacomcriancasnotassobreumaexperiencia
AT caetanopameladefatimasoares oficinasdeantropologiacomcriancasnotassobreumaexperiencia
_version_ 1790059768101994496