O interacionismo em aquisição de linguagem como um lugar de investigação para a escrita infantil

This work consists of presenting interactionism in language acquisition as an alternative to the investigation of written language acquisition, since this proposition articulates a theoretical framework that allows the opening of a new perspective of analysis based on the subject/language relationsh...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pereira Lima Carvalho, Magda Wacemberg
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/22037
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-22037
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-220372023-02-06T19:24:52Z O interacionismo em aquisição de linguagem como um lugar de investigação para a escrita infantil Pereira Lima Carvalho, Magda Wacemberg This work consists of presenting interactionism in language acquisition as an alternative to the investigation of written language acquisition, since this proposition articulates a theoretical framework that allows the opening of a new perspective of analysis based on the subject/language relationship. We’ve started, then, from the movement made by the Brazilian researcher Cláudia de Lemos, in search of a theory that analyzed the child’s linguistic path and, also, of its articulation between European-based structuralist linguistics and Lacanian psychoanalysis, a proposal that influenced the works of Sônia Borges and Zelma Bosco. For these authors, the writings of the other act as a mirror for the child at the beginning of the path of acquisition of written language, because the materiality of the text different texts and the child’s interaction with this materiality is what will facilitate the appearance of graphic and textual aspects in the child’s initial writing. Este trabalho consiste em apresentar o interacionismo em aquisição de linguagem como alternativa à investigação da aquisição da linguagem escrita, uma vez que essa proposição articula um referencial teórico que possibilita a abertura de uma nova perspectiva de análise fundamentada na relação sujeito/língua. Partimos, então, do movimento feito pela pesquisadora brasileira Cláudia de Lemos, em busca de uma teoria de linguagem que analisasse o percurso linguístico da criança e, também, de sua articulação entre a linguística estruturalista de base europeia e a psicanálise lacaniana, proposta que influenciou os trabalhos de Sônia Borges e Zelma Bosco. Nessa perspectiva, na tentativa de exemplificar a aquisição da escrita com base no interacionismo em aquisição de linguagem, recorremos a textos já analisados e discutidos por essas duas últimas autoras. Observamos que, na travessia da criança pela aquisição da escrita, os escritos do outro funcionam como um espelho para a criança no início do percurso de aquisição da linguagem escrita, em razão de a materialidade dos diversos textos e a interação da criança com essa materialidade facilitarem o aparecimento de aspectos gráficos e textuais na escrita inicial da criança. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-11-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/22037 Revista do GELNE; v. 23 n. 2 (2021); 207-218 2236-0883 10.21680/1517-7874.2021v23n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/22037/15016 Copyright (c) 2021 Revista do GELNE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Pereira Lima Carvalho, Magda Wacemberg
spellingShingle Pereira Lima Carvalho, Magda Wacemberg
O interacionismo em aquisição de linguagem como um lugar de investigação para a escrita infantil
author_facet Pereira Lima Carvalho, Magda Wacemberg
author_sort Pereira Lima Carvalho, Magda Wacemberg
title O interacionismo em aquisição de linguagem como um lugar de investigação para a escrita infantil
title_short O interacionismo em aquisição de linguagem como um lugar de investigação para a escrita infantil
title_full O interacionismo em aquisição de linguagem como um lugar de investigação para a escrita infantil
title_fullStr O interacionismo em aquisição de linguagem como um lugar de investigação para a escrita infantil
title_full_unstemmed O interacionismo em aquisição de linguagem como um lugar de investigação para a escrita infantil
title_sort o interacionismo em aquisição de linguagem como um lugar de investigação para a escrita infantil
description This work consists of presenting interactionism in language acquisition as an alternative to the investigation of written language acquisition, since this proposition articulates a theoretical framework that allows the opening of a new perspective of analysis based on the subject/language relationship. We’ve started, then, from the movement made by the Brazilian researcher Cláudia de Lemos, in search of a theory that analyzed the child’s linguistic path and, also, of its articulation between European-based structuralist linguistics and Lacanian psychoanalysis, a proposal that influenced the works of Sônia Borges and Zelma Bosco. For these authors, the writings of the other act as a mirror for the child at the beginning of the path of acquisition of written language, because the materiality of the text different texts and the child’s interaction with this materiality is what will facilitate the appearance of graphic and textual aspects in the child’s initial writing.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/22037
work_keys_str_mv AT pereiralimacarvalhomagdawacemberg ointeracionismoemaquisicaodelinguagemcomoumlugardeinvestigacaoparaaescritainfantil
_version_ 1766683418022641664