A name, a school, a goodbye: the trajectory of Ana Luísa Paredes and the struggles to exist.: a trajetória de Ana Luísa Paredes e os embates para existir.

Este trabalho analisou um determinado período da trajetória de vida de Argemiro/Ana Luísa Paredes e abordando, inicialmente, o embate travado, na família e na escola, para exercer o direito de usar o nome social e, após este fracasso, que resultará no completo abandono escolar, o início de outro, de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Vasconcelos, Osvaldo da Silva
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: EDUFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/21916
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-21916
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-219162021-07-09T19:29:24Z A name, a school, a goodbye: the trajectory of Ana Luísa Paredes and the struggles to exist.: a trajetória de Ana Luísa Paredes e os embates para existir. Um nome, uma escola, um adeus:: a trajetória de Ana Luísa Paredes e os embates para existir. Vasconcelos, Osvaldo da Silva Este trabalho analisou um determinado período da trajetória de vida de Argemiro/Ana Luísa Paredes e abordando, inicialmente, o embate travado, na família e na escola, para exercer o direito de usar o nome social e, após este fracasso, que resultará no completo abandono escolar, o início de outro, dessa vez no âmbito social mais amplo, que é o de ser reconhecida como travesti, uma vez que, diferente de tantas, a única coisa que talvez lembre algo que possa ser associado ao feminino, é o longo cabelo, tudo o mais sendo ostensivamente masculino. Focamos a análise nos conflitos que nascem para dificultar/impedir o indivíduo de se ver como sujeito no ambiente escolar e como tais obstáculos podem ceifar sonhos e instituir a evasão como única solução para amenizar a dor da segregação.  PALAVRAS-CHAVE: Travesti; Evasão escolar; Nome social; Resistência. EDUFRN 2021-07-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo application/pdf https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/21916 Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades; v. 14 n. 22 (2021): Revista Bagoas - Estudos Gays: gênero e sexualidades 2316-6185 1982-0518 por https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/21916/14398 Copyright (c) 2021 Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Vasconcelos, Osvaldo da Silva
spellingShingle Vasconcelos, Osvaldo da Silva
A name, a school, a goodbye: the trajectory of Ana Luísa Paredes and the struggles to exist.: a trajetória de Ana Luísa Paredes e os embates para existir.
author_facet Vasconcelos, Osvaldo da Silva
author_sort Vasconcelos, Osvaldo da Silva
title A name, a school, a goodbye: the trajectory of Ana Luísa Paredes and the struggles to exist.: a trajetória de Ana Luísa Paredes e os embates para existir.
title_short A name, a school, a goodbye: the trajectory of Ana Luísa Paredes and the struggles to exist.: a trajetória de Ana Luísa Paredes e os embates para existir.
title_full A name, a school, a goodbye: the trajectory of Ana Luísa Paredes and the struggles to exist.: a trajetória de Ana Luísa Paredes e os embates para existir.
title_fullStr A name, a school, a goodbye: the trajectory of Ana Luísa Paredes and the struggles to exist.: a trajetória de Ana Luísa Paredes e os embates para existir.
title_full_unstemmed A name, a school, a goodbye: the trajectory of Ana Luísa Paredes and the struggles to exist.: a trajetória de Ana Luísa Paredes e os embates para existir.
title_sort name, a school, a goodbye: the trajectory of ana luísa paredes and the struggles to exist.: a trajetória de ana luísa paredes e os embates para existir.
description Este trabalho analisou um determinado período da trajetória de vida de Argemiro/Ana Luísa Paredes e abordando, inicialmente, o embate travado, na família e na escola, para exercer o direito de usar o nome social e, após este fracasso, que resultará no completo abandono escolar, o início de outro, dessa vez no âmbito social mais amplo, que é o de ser reconhecida como travesti, uma vez que, diferente de tantas, a única coisa que talvez lembre algo que possa ser associado ao feminino, é o longo cabelo, tudo o mais sendo ostensivamente masculino. Focamos a análise nos conflitos que nascem para dificultar/impedir o indivíduo de se ver como sujeito no ambiente escolar e como tais obstáculos podem ceifar sonhos e instituir a evasão como única solução para amenizar a dor da segregação.  PALAVRAS-CHAVE: Travesti; Evasão escolar; Nome social; Resistência.
publisher EDUFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/21916
work_keys_str_mv AT vasconcelososvaldodasilva anameaschoolagoodbyethetrajectoryofanaluisaparedesandthestrugglestoexistatrajetoriadeanaluisaparedeseosembatesparaexistir
AT vasconcelososvaldodasilva umnomeumaescolaumadeusatrajetoriadeanaluisaparedeseosembatesparaexistir
AT vasconcelososvaldodasilva nameaschoolagoodbyethetrajectoryofanaluisaparedesandthestrugglestoexistatrajetoriadeanaluisaparedeseosembatesparaexistir
_version_ 1766682520955387904