Precarização do trabalho no setor de eventos: um estudo inicial sobre os impactos para os trabalhadores e empresas: Precarious work in the events sector: a study about impacts for workers and companies

Esse trabalho tem como objetivo discutir a precarização nas relações de trabalho em um dos ramos mais relevantes do turismo: o setor de eventos. Apesar de ocupar posição econômica estratégica e proporcionar visibilidade dos destinos no mercado global, o setor se mantém, em grande parte, através de r...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: de Oliveira Silva, Marcella, Bantim, Natasha, Maciel Costa, Maria Angélica
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/21645
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-216452020-12-15T19:04:30Z Precarização do trabalho no setor de eventos: um estudo inicial sobre os impactos para os trabalhadores e empresas: Precarious work in the events sector: a study about impacts for workers and companies de Oliveira Silva, Marcella Bantim, Natasha Maciel Costa, Maria Angélica Esse trabalho tem como objetivo discutir a precarização nas relações de trabalho em um dos ramos mais relevantes do turismo: o setor de eventos. Apesar de ocupar posição econômica estratégica e proporcionar visibilidade dos destinos no mercado global, o setor se mantém, em grande parte, através de relações de trabalho terceirizadas, temporárias e informais. Essas relações são advindas do modelo financeiro internacional, de acumulação flexível do capital, onde o contrato de trabalho com todos os direitos e obrigações previamente definidos e inalterados ao longo de sua duração, vem sendo trocado por modelos menos rígidos, a partir da chamada ‘reestruturação produtiva’. Para exemplificar essas relações, foi analisada uma empresa localizada no Rio de Janeiro (RJ), especializada em orientação de público em eventos e seus contratados. Verificou-se a percepção de clientes e funcionários sobre os serviços prestados e a percepção dos trabalhadores freelancers sobre a contratação e estratégias de capacitação. Identificou-se elementos pouco criteriosos na contratação dos funcionários e no treinamento destes, demonstrando fortes indícios de precarização nas relações trabalhistas estabelecidas entre empresa e trabalhadores, incluindo remuneração com valores baixos e longas jornadas de trabalho. Apesar disso, a empresa parece não se importar com as consequências na qualidade do serviço prestado, já que o regime de terceirização acaba mitigando a percepção da responsabilidade pelo serviço prestado e, consequentemente, gerando poucos danos à imagem da empresa perante o público. Palavras-chave: Eventos.  Precarização do Trabalho. Reestruturação Produtiva. Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN) 2020-12-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/21645 Revista de Turismo Contemporâneo; v. 9 n. 1 (2021); 1-23 2357-8211 10.21680/2357-8211.2021v9n1 por https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/21645/13521 Copyright (c) 2020 Revista de Turismo Contemporâneo
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